La Niña: tempo seco chegando ao Sul
CI
Imagem: Pixabay
CLIMA

La Niña: tempo seco chegando ao Sul 

As temperaturas em toda a região ficarão abaixo do normal na terceira semana de outubro
Por: -Leonardo Gottems

Depois do clima úmido da semana passada, a semana que terminou em 23 de outubro fica mais seca para grande parte do sul do Brasil, segundo informou o agriculture.com. Na verdade, a maioria dos estados que viram precipitação acima do normal na semana passada verão uma reversão nas tendências de precipitação, já que prevalece a precipitação abaixo do normal. 

Nesse cenário, a exceção deve ser Minas Gerais, que prevê a terceira semana mais chuvosa de outubro em mais de 30 anos, segundo dados do WeatherTrends360. O clima mais úmido foi uma notícia animadora para os agricultores que plantam milho e soja no estado.  

As tendências mais secas se estenderão do Mato Grosso do Sul ao sul até o Rio Grande do Sul na terceira semana de outubro. Sendo assim, esta será uma das terceiras semanas mais secas de outubro em mais de 30 anos em todo o sul do Brasil e em grande parte da principal região de cultivo de milho na temporada completa, de acordo com a WeatherTrends360. 

As temperaturas em toda a região ficarão abaixo do normal na terceira semana de outubro e esta deve ser uma das mais frias desde 1991 para a maior região produtora de soja do Brasil. Apesar da previsão de precipitação abaixo da média, o progresso do plantio de soja tem sido muito mais rápido do que nos últimos anos para o Brasil, informou a AgRural na semana passada. No entanto, há obstáculos pela frente na safra 2021/2022, já que o La Niña ressurgiu, como esperado, o que traz riscos mais secos para o Brasil. 

Durante o La Niña, as regiões de cultivo do Brasil correm maior risco de precipitação abaixo do normal e seca. Dadas as condições de seca anteriores nesta área, o sinal contínuo de tempo seco provavelmente será um grande obstáculo para a indústria agrícola do Brasil nos próximos meses. Espera-se que o La Niña persista no início do outono de 2022 no Brasil. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.