CI

La Niña moderada no Verão: CONFIRA

De acordo com as previsões dos modelos climáticos, os ventos alísios permaneceram intensificados


Foto: Pixabay

O primeiro trimestre de 2021 será marcado por temperaturas elevadas e chuvas abaixo do normal, aponta o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina. De acordo com a agência oficial de meteorologia do país vizinho, é esperado um fenômeno climático La Niña “moderado” no Verão do Hemisfério Sul. 

De acordo com as previsões dos modelos climáticos, os ventos alísios permaneceram intensificados entre 120 ° W e 120 ° E: “De acordo com modelos dinâmicos e estatísticos, em média, no trimestre janeiro-fevereiro-março de 2021 (EFM) há 95% de probabilidade de que a fase La Niña continue, probabilidade que se mantém elevada durante o resto do verão”.

Em relação à temperatura média da água do mar, refere o SMN, durante o mês de dezembro as anomalias permaneceram mais frias do que os valores normais ao redor e a leste da linha de data. “Essas anomalias, em média mensal, diminuíram levemente sua intensidade em relação aos meses anteriores. Algumas anomalias positivas foram observadas em uma região ao redor da Indonésia e noroeste da Austrália”, diz o relatório SMN.

“Durante o mês de dezembro, todas as regiões do Niño mantiveram seu resfriamento com diferentes oscilações como médias semanais”, disse a agência. Quanto ao Índice de Oscilação Sul (IOS), como média móvel de 30 dias, manteve-se neutro desde o final de agosto de 2019. “Em julho de 2020 assumiu valores positivos e desde o final de agosto o IOS ultrapassou o limiar associado a uma fase Menina (+7)”, indicou o SMN.

“Expresso em valores probabilísticos, há uma probabilidade de 95% de que a fase fria permanecerá no trimestre EFM 2021. Essa probabilidade permanece alta durante o restante do verão e início do outono de 2021”, concluiu o relatório dos argentinos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.