La Niña pode persistir mais do que o esperado
CI
Imagem: Pixabay
ENTENDA

La Niña pode persistir mais do que o esperado

Projeções mais recentes indicam a manutenção do fenômeno até o início de 2023
Por: -Aline Merladete

Em meados de maio, as temperaturas da superfície do mar permaneceram abaixo da média, com um leve fortalecimento, no Pacífico equatorial centro-leste. As principais variáveis oceânicas e atmosféricas permaneceram consistentes com as condições de La Niña, embora os ventos de leste e as temperaturas frias das profundezas tenham enfraquecido ligeiramente. 

O alerta de La Niña ainda permanece em vigor para maio de 2022. A grande maioria dos modelos prevê que a temperatura da superfície do mar permanecerá abaixo do normal, no nível de um La Niña fraco até junho-agosto de 2022. Semelhante à última atualização do começo de maio.  

A perspectiva ENSO baseada em modelo objetivo prevê uma continuação do evento La Niña com alta probabilidade (62% de chance) durante junho-agosto de 2022, continuando na primavera e início do verão com 55-60% de probabilidade. 

Esta perspectiva ENSO baseada em modelo objetivo também prevê uma continuação do evento La Niña com alta probabilidade (61% de chance) durante maio-julho. No entanto, há algum desacordo entre os dois métodos de previsão posteriormente. 

A previsão objetiva baseada no modelo de meados de abril dá chances quase iguais para as categorias La Niña e Neutralidade neste inverno, com La Niña ressurgindo em setembro-novembro e outubro-dezembro de 2022 (54% de chance), enquanto o início. O consenso subjetivo de abril indica uma continuação do La Niña com 50-55% de chance durante o inverno e a primavera.

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.