CI

La Niña pode terminar no outono

Chances do fenômeno continuar durante a safra de Verão no Brasil é de 95%


Foto: Pixabay

O fenômeno climático La Niña provavelmente continuará durante o verão de 2020/2021 do Hemisfério Sul, com uma transição potencial durante o Outono de 2021. É o que aponta a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos, em atualização divulgada nesta semana.

O novo relatório do órgão de acompanhamento climático do governo norte-americano manteve a projeção de um La Niña com “intensidade moderada” para 2020. “La Niña persistiu durante novembro, conforme indicado por temperaturas bem abaixo da média da superfície do mar (TSMs) estendendo-se da Linha de Data até o Oceano Pacífico oriental”, destaca o NOAA. 

De acordo com as projeções do meteorologista Tom Di Liberto, as chances do fenômeno continuar durante a safra de Verão no Brasil é de 95%. Por outro lado, as previsões indicam ainda 50% de chance de neutralidade nas águas do Pacífico entre abril e junho. “Esse pequeno enfraquecimento pode ser um prenúncio para o futuro deste evento”, diz ele. 

“A maioria dos modelos de computador que usamos, bem como os meteorologistas, prevêem que o La Niña vai durar até o inverno (do Hemisfério Norte). Mas os meteorologistas não esperam muito mais fortalecimento, com o pico do evento entre -1,0 ° C a -1,5 ° C para a anomalia de temperatura de superfície média sazonal de Niño3.4 (frequentemente referida como ‘moderada’). Depois disso, a previsão é de que o La Niña enfraqueça ao longo da primavera (~ 50% de chance de ENSO-Neutro durante abril-junho)”, explica Di Liberto. 

Como acontece com qualquer previsão de seis meses no futuro, ressalta o meteorologista do NOAA, ainda há muita incerteza quanto ao caminho que esse La Niña tomará.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.