CI

La Niña prorroga temporada de furacões

A previsão é da ocorrência de mais quatro tempestades, duas das quais tendentes a virarem furacões. A temporada ocorre entre 1º de junho a 30 de novembro


O fenômeno meteorológico La Niña deve prorrogar a temporada de furacões do Atlântico neste ano. A previsão é da ocorrência de mais quatro tempestades, duas das quais tendentes a virarem furacões. Tradicionalmente a temporada ocorre entre 1º de junho a 30 de novembro. Os pesquisadores da Universidade Estadual do Colorado (CSU, na sigla em inglês) elevaram o número de tempestades previstas para a atual temporada de 15 para 17, das quais seis se tornariam furacões. Já se formaram 13 tempestades neste ano, e quatro delas transformaram-se em furacões. A equipe também prevê que a Tempestade Tropical Karen seja elevada à categoria de furacão.

Segundo os meteorologistas da CSU, a temporada chega ao fim, geralmente, quando aumenta o poder de corte dos ventos, uma diferença na velocidade dos ventos em diferentes altitudes responsável por dissipar os furacões. Mas o aparecimento do La Niña, que esfria as águas do Pacífico, pode alterar esse padrão neste ano. "O La Niña tende a reduzir os níveis de corte vertical do vento no Atlântico tropical, o que significa que a temporada de furacões demorará mais para chegar ao fim neste ano", afirmam os meteorologistas no relatório da CSU.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.