CI

Laboratório vai atestar qualidade de sementes e mudas no ES

Ao todo serão investidos R$ 430 mil na compra de equipamentos modernos e insumos


O laboratório de fitopatologia do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Nordeste, em Linhares (ES), será reestruturado pelo Incaper - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Ao todo serão investidos R$ 430 mil na compra de equipamentos modernos e insumos para analisar e diagnosticar, com garantia e rapidez, a presença de organismos (vírus, fungos, bactérias, etc...), causadores de doenças, em sementes e mudas destinadas à implantação de lavouras.

O laboratório terá capacidade para atender toda a demanda do Espírito Santo, gerada por produtores, técnicos e viveiristas. Para este último grupo, por se tratar de iniciativa privada com fins lucrativos, a prestação dos serviços do laboratório será a partir de convênios com o Incaper. Com isso, os viveiristas vão ganhar uma chancela que atesta a qualidade das mudas produzidas e comercializadas.

Conforme a cultura, há um percentual inofensivo para a presença de plantas doentes num lote de mudas. Entretanto, em algumas culturas, uma única planta contaminada pode comprometer toda lavoura. Atualmente mudas de pimenta-do-reino, maracujá, mamão, abacaxi e banana são as que mais apresentam demanda para análises.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.