CI

Lagartas ameaçam lavouras de milho em Mato Leitão (RS)

Levantamento na região apontará opções de controle e avaliará as perdas


Lagartas estão infestando as lavouras de milho do município de Mato Leitão (RS). A devastação das plantações preocupa os produtores, que temem prejuízos na safra deste ano. Nesta quinta-feira (08-03), um minucioso levantamento na região apontará opções de controle e avaliará as perdas. Segundo o chefe da Emater, Eldo Stertz, a lagarta-dos-capinzais avança rapidamente, destruindo 100% do milho e do pasto.

Ele acredita que o desequilíbrio ambiental provocado pela aplicação de defensivos químicos nas demais culturas e a devastação das matas próximas podem ter causado a eliminação do predador natural da lagarta. Por enquanto, há o registro de plantações atacadas em Linha Arroio Bonito e Linha São João. A Emater recomenda o uso de defensivos orgânicos e químicos, nos casos de maior incidência, e vistorias na fase vegetativa da lavoura. A safra anual do milho em Mato Leitão é, em média, de 145 mil sacas/produtor. A safrinha, que está sendo atacada, chega a 900 hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.