CI

Lançada, oficialmente, a Semana Internacional do Café

O Presidente da FAEMG, Roberto Simões, participou nesta terça-feira (26), em São Paulo, do lançamento da Semana Internacional do Café


O Presidente da FAEMG, Roberto Simões, participou nesta terça-feira (26), em São Paulo, do lançamento da Semana Internacional do Café; evento programado para setembro, em Belo Horizonte. Paralelamente à reunião comemorativa dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) a capital mineira recebe ainda o 8º Espaço Café Brasil, uma das principais feiras do setor no mundo.


A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em parceria com a OIC, FAEMG, principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –, Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) e Café Editora, promotora do 8º Espaço Café Brasil.

Além do presidente da FAEMG, Roberto Simões, e do diretor e presidente das Comissões de Café da FAEMG e da CNA, Breno Mesquita, também estiveram presentes, no evento de lançamento em São Paulo, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento; o diretor-executivo da OIC, Robério Silva e o coordenador do 8º Espaço Café Brasil, Caio Alonso

Garantia para o setor cafeeiro

Às vésperas de sediar o maior evento mundial do café, produtores mineiros amargam uma crise motivada pelo baixo preço da saca no mercado brasileiro. Durante evento de lançamento da Semana Internacional do Café, o presidente da FAEMG, Roberto Simões anunciou que levará ao Governo Federal, propostas de controle da crise e reação do mercado.

Segundo ele, a proposta que será apresentada, por meio da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), solicita que a implementação de políticas de garantia, com preço mínimo corrigido, financiamento e programas de leilões. “O consumo do café continua crescendo e não há estoques mundiais. Não há razão para essa permanência do café em patamares de preços tão baixos. Nesse momento, é preciso discutir novamente uma política de sustentação e de garantia do produtor, que dê novo alento ao mercado”.

O presidente da FAEMG lembra que a medida já foi utilizada, com sucesso, em cenários semelhantes. Ele cita, como exemplo, o programa de opções de compra pelo Governo. “O Governo nunca precisou comprar estoques grandes, basta sinalizar que há garantia e o mercado tende a reagir”, explica.


Semana Internacional do Café

No período entre 9 e 13 de setembro, Belo Horizonte será a capital do café. Maior evento do setor em 2013, a Semana Internacional do Café reunirá mais de dez mil pessoas. A programação da Semana traz dois grandes eventos que prometem movimentar excelentes negócios no Expominas: a 111ª reunião da Organização Internacional do Café (OIC) – comemorativa do cinquentenário da entidade - e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, maior feira de cafeicultura da América Latina.

A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –, OIC , Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Café Editora.

Espaço Café Brasil

O Espaço Café Brasil, que em sua 8ª edição chega pela primeira vez a Minas Gerais, é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés. Oferece área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras, que apresentaram lançamentos de produtos e tendências. Paralelamente à feira, ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminários e workshops.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.