CI

Lançada 13ª Agrotins com metas otimistas

"Pecuária, com Tecnologia e Sustentabilidade” é o tema


"Pecuária, com Tecnologia e Sustentabilidade”, este é o tema da 13ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que foi lançada na manhã desta quinta-feira, 21, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. A Agrotins, que é a maior feira de tecnologia agropecuária da Região Amazônica, acontecerá de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico da Capital.

Para a Agrotins 2013 são esperadas 75 mil pessoas, no ano passado foram 71.979. O número de expositores esperados é de 450 participantes, enquanto que na edição passada foram 432. A movimentação financeira de negócios (propostas, vendas diretas e negociações futuras) que foi de 324 milhões em 2012 deverá chegar a R$ 350 milhões.

O evento contou com a presença de produtores rurais, expositores e diversas autoridades, como o vice-governador do Tocantins, João Oliveira; o presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso e dos secretários Eduardo Siqueira Campos (Relações Institucionais), Jaime Café (Agricultura), dentre outros representantes de órgãos federais, estaduais, municipais e parceiros envolvidos na realização da Agrotins.

Em seu discurso, o vice-governador destacou a importância do tema da 13ª Agrotins, tendo em vista a necessidade de pensar o desenvolvimento do agronegócio e ao mesmo tempo a sustentabilidade no Estado. “Temos uma atenção especial com o agronegócio, porque este setor tem sido nossa sustentação. O nosso PIB [Produto Interno Bruto] tem se firmado no setor agrário e a Agrotins contribui com o fortalecimento desse setor”, acrescentou João Oliveira.

O secretário de Relações Institucionais do Governo, em sua fala durante o evento, enfatizou a importância da Agrotins, durante os 12 anos, para o desenvolvimento do agronegócio tocantinense. “A Agrotins é a expressão do bom momento econômico que vive esse setor (o Agronegócio), no Estado”, afirmou Eduardo Siqueira.
O representante da Secretaria de Relações Institucionais destacou, ainda, a importância da Agricultura Familiar e dos investimentos que serão realizados neste setor, como a aquisição de 200 patrulhas agrícolas para atender a agricultura familiar do Estado.

Comenda do Agronegócio

Durante o lançamento da Agrotins foi apresentado um Projeto de Lei, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso, que institui a Comenda do Mérito do Agronegócio do Estado do Tocantins. A comenda deverá ser entregue, por representantes dos Três Poderes do Estado, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária a seis pessoas ou entidades, que através de suas ações, pesquisas ou trabalhos tenham contribuído, de forma relevante, para o fomento do agronegócio do Estado.

Tema da Agrotins

A Agrotins 2013 destacará a pecuária, que por sua vez é a maior cadeia produtiva do agronegócio e a segunda maior atividade em termos de exportação, perdendo apenas para a soja. De acordo com o secretário da Agricultura, a pecuária teve um papel fundamental para o desenvolvimento do agronegócio do Tocantins, possibilitando visibilidade nacional ao Estado, uma vez que o rebanho tocantinense – superior a oito milhões de cabeças – está entre os dez maiores do Brasil.

“No ano passado, a Agrotins já foi um sucesso, mas este ano temos o desafio de fazer um evento ainda melhor”, afirmou Jaime Café. Segundo ele, a área da Feira, que foi ampliada em 12 mil m² este ano, atende a uma demanda dos expositores e do crescimento do evento. A área de expositores da Agrotins será de 612 mil m².
A Agrotins é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Seagro e suas instituições vinculadas (Ruraltins, Adapec e Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.