CI

Lançada linha de espumantes e sucos biodinâmicos no RS

Produção precisa ser exclusivamente ôrganica


A Cooperativa Vinícola Garibaldi, localizada na cidade de mesmo nome, na serra gaúcha, acaba de lançar a linha “Astral”, um lote de espumantes numerados e suco de uva produzidos a partir de técnicas “que respeitam o equilíbrio entre a natureza, o homem e o universo”. Serão feitas apenas 700 unidades do produto nesta primeira da vinícola, que conta com outras produções orgânicas. 

De acordo com a engenheira agrônoma Lara Silvestrin, responsável técnica pelo projeto de viticultura biodinâmica, “os produtos biodinâmicos são obrigatoriamente orgânicos, sendo ainda mais restritivos quanto ao uso de agrotóxicos e insumos agrícolas. O grande diferencial está na busca pela harmonia entre os reinos humano, animal, vegetal e mineral, potencializada pela influência dos astros. Assim, os cuidados começam nos vinhedos, respeitando o ambiente; passando pelo zelo com as videiras e chegando ao processo de vinificação, resultando em bebidas com mais vitalidade”. 

Nesse cenário, a produtora Rosângela Bettú Lazzari, de Garibaldi, uma das três fornecedoras das uvas biodinâmicas utilizadas pela Cooperativa, afirma que a ideia da produção orgânica exige muito mais trabalho e cuidado do que se imagina em principio. No entanto, ela diz que o resultado final pode ser igualmente surpreendente. 

“Em 2008, comecei a converter a propriedade para a produção orgânica. Aos poucos, participando de cursos e treinamentos, fui me interessando pela produção biodinâmica, que desenvolvo desde 2016. É exigido um trabalho mais rigoroso, com mais mão de obra e até custo um pouco acima, mas compensa por se estar em um ambiente agradável, saudável e que oferece uma produção uniforme, com uvas de aromas e sabores acentuados”, comenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.