Lançado bioinseticida para controle da Spodoptera frugiperda

BIOLÓGICO

Lançado bioinseticida para controle da Spodoptera frugiperda

Com baixa toxicidade, produto foi aprovado para uso na agricultura orgânica
Por: -Leonardo Gottems
2958 acessos

Foi apresentado nesta quarta-feira (20.06) o inseticida biológico VirControl Sf, que utiliza o Baculovírus Spodoptera frugiperda multiplenucleopolyhedrovirus (SfMNPV) para o controle da chamada Lagarta do cartucho – principal praga da cultura do milho. O lançamento da tecnologia, desenvolvida em parceria da Simbiose Agrotecnologia Biológica com a Embrapa, ocorre durante o Congresso da Soja, realizado em Goiânia (GO) durante essa semana.

O bioinseticida possui concentração de 8,6x10-9 poliedros por grama de produto, e é formulado em pó molhável (WP), sendo indicado para aplicação diretamente sobre a planta, seja com equipamentos terrestres (pulverizador costal ou tratorizado), bem como equipamento aéreo. A recomendação é de 50 gramas do produto para cada hectare.

De acordo com a fabricante, o VirControl Sf possui “alta performance” no controle específico da praga, além de ser seletivo aos inimigos naturais da lagarta Spodoptera frugiperda. Como trata-se de vírus com alta especificidade, não é esperada toxicidade para seres humanos. O componente da fórmula possui baixa toxicidade e está aprovado para uso na agricultura orgânica.

O produto foi testado nos campos experimentais da Universidade de Cruz Alta (Rio Grande do Sul). De acordo com Artur Soares, gerente de Pesquisas e Desenvolvimento da Simbiose, mesmo em uma área de milho com alta pressão da praga (nove lagartas por plantas não tratadas), apenas duas aplicações do VirControl Sf praticamente eliminaram a Spodoptera frugiperda, com muito pouco dano (apenas raspagem inicial).

“É um produto biológico com performance de igual para superior a qualquer outro defensivo químico presente no mercado brasileiro”, conclui Soares.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink