CI

Lançado nematicida biológico para tratamento de sementes de soja

Nematoides são um dos principais problemas para a produtividade da soja em todas as regiões do Brasil


Foto: Nadia Borges

A Sumitomo Chemical anunciou o lançamento no Brasil de uma nova solução biológica para tratamento de sementes no combate a nematoides. Trata-se do bionematicida Aveo (Bacillus amyloliquefaciens cepa PTA-4838) que, de acordo com a fabricante, garante uma “série de benefícios para a planta, alta eficácia no controle de nematoides, efeito fitotônico e segurança”.

Os nematoides são um dos principais problemas para a produtividade da soja em todas as regiões do Brasil. Segundo a Sumitomo Chemical, o Aveo possui amplo espectro de controle e longo período de ação para o tratamento de sementes. O bionematicida, conforme estudos da companhia, promove o aumento da produtividade da lavoura de soja em torno de 5%.

O gerente de Marketing de BioRacionais da Sumitomo Chemical para a América Latina, Eduardo Figueiredo, explica que o Aveo é uma cepa exclusiva. Seus atributos incluem a segurança, a alta eficácia e o efeito fitotônico – que proporciona maior volume e peso de raízes, aumento da biomassa e melhor arranque inicial da planta.

De acordo com Figueiredo, o bionematicida é um biológico com formulação FS, específica para tratamento de sementes, gerando maior adesão do produto na semente e facilidade de uso. “A nossa solução apresenta a menor dose do mercado, de 15 ml a 20 ml para 100 kg de sementes”, explica o gerente.

Eduardo acrescenta que o Aveo tem alta eficácia nos principais nematoides causadores de dano na cultura da soja, além de proporcionar a planta um melhor estabelecimento, pois aumenta a produção de raízes, melhora o arranque inicial e, com isso, melhores produtividades. “Nos trabalhos de desenvolvimento de mercado, vimos um aumento de 5% de produtividade, onde utilizamos Aveo”, completa ele.

A novidade da companhia se caracteriza ainda pela duração em validade pelo período de prateleira de até três anos, fator que poucos biológicos no mercado alcançam. Além disso, permite a facilidade de uso e misturas.

“A expertise em tecnologia de formulações é uma marca da Sumitomo Chemical, tanto para produtos biológicos como químicos. Esse fato garante que os produtos do portfólio Sumitomo Chemical sejam de maior qualidade, levando comodidade ao agricultor”, conclui o gerente de Produtos e Tratamento de Sementes da Sumitomo, Leonardo Ferreira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.