CI

Lançado programa de macrozoneamento econômico e ecológico em Goiás

O objetivo é subsidiar a elaboração de macropolíticas territoriais



Foi lançado na semana que passou o Programa de Macrozoneamento Ecológico e Econômico do Estado de Goiás (Macrozaee-GO). O objetivo é subsidiar a elaboração de macropolíticas territoriais. Para isso, orientará os tomadores de decisão na adoção de políticas convergentes com as diretrizes de planejamento estratégico do Brasil.


Em Goiás, o Projeto Zaee terá quatro fases: Planejamento do Projeto; Diagnóstico; Prognóstico; e Implementação das Ações do Macrozaee-GO. Na fase de planejamento foram elaborados quatro produtos: o Banco de Dados Geográfico do Macrozaee-GO; o Mapa de Aptidão Agrícola do Estado; o Mapa de Uso da Terra e Cobertura Vegetal do Estado; e o Termo de Referência para a consecução das etapas seguintes.

“Este programa é um trabalho louvável pois será o melhor instrumento de planejamento do desenvolvimento sustentável, ou seja, harmonia entre o desenvolvimento produtivo, social e ambiental. Nossa expectativa é que o trabalho seja orientado por critérios técnicos e científicos baseados na capacidade de suporte de uso do solo, da água, condições climáticas e dos diferentes ecossistemas”, afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Leonardo Ribeiro participou. 

O lançamento foi promovido pelas secretarias da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pela Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Sicam). A partir da elaboração do Banco de Dados Geográfico do Macrozaee-GO, no qual foram sistematizadas as informações existentes e disponíveis no Estado, foi possível desenvolver o Mapa das Zonas Ecológico-Econômicas de Goiás. 


Para a secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Jacqueline Vieira, o Macrozoneamento é uma ferramenta essencial para que o Estado defina as áreas de preservação ambiental e aquelas que podem ser exploradas economicamente. “É um marco histórico para a definição das políticas ambientais com maior agilidade e conhecimento das potencialidades de cada região de Goiás”, finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.