CI

Lançamento de livro marca celebração de aniversário da Embrapa Territorial

A comemoração dos 32 anos da Embrapa Territorial acontece neste 31 de maio


Foto: Marcel Oliveira

A comemoração dos 32 anos da Embrapa Territorial, neste 31 de maio, será marcada pelo lançamento do livro “Os territórios da agropecuária brasileira: 40 anos de pesquisa e inovação", de autoria do pesquisador e chefe-geral Evaristo de Miranda. Na publicação é narrada a trajetória de sucesso do centro de pesquisa. Sua história teve início nos anos 1980, com a criação por uma equipe de um laboratório dedicado às aplicações do sensoriamento remoto na agropecuária em Petrolina (PE). Nas décadas seguintes ocorreu a estruturação da Embrapa Territorial, em Campinas (SP).

Em seus capítulos, o livro apresenta realizações, serviços e produtos entregues pela equipe nos últimos 40 anos, destacados ano por ano, além de uma lista com mais de 1.400 parceiros, clientes e usuários da Embrapa Territorial, do setor público e privado, atendidos ao longo dessas quatro décadas.

A inteligência territorial estratégica mereceu atenção especial na obra. Um dos capítulos retrata como a inteligência territorial estratégica aborda conjuntamente e de forma rigorosa três desafios da agropecuária brasileira: sua dimensão territorial, sua diversidade agroecológica e socioeconômica e sua dinâmica evolutiva, no espaço, no tempo e no uso de tecnologias e inovações.

“Fornecer informações atualizadas sobre as dimensões da agropecuária brasileira em seus diversos territórios e caracterizar a dinâmica temporal, espacial e tecnológica da ocupação e do uso das terras no Brasil está na missão da Embrapa Territorial e é a marca da história de sua equipe há mais de 40 anos”, ressalta o autor Evaristo de Miranda.

Reconhecimento

Os prefácios da publicação são assinados pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina; pelo presidente da Embrapa, Celso Moretti; e pelo ex-presidente da Empresa, Eliseu Alves. Em seus textos, eles enfatizam a relevância dos estudos desenvolvidos pela Embrapa Territorial e sua contribuição na geração de soluções tecnológicas viáveis e aplicáveis à agropecuária nacional, atendendo centenas de atores do agronegócio.

“O centro de pesquisas tornou-se um instrumento estratégico para o desenvolvimento e a defesa de nossa agropecuária. Que a equipe prossiga, nas próximas décadas, em sua colaboração estreita com o setor rural.” Tereza Cristina, ministra da Agricultura

“A capacidade de mudar sem rupturas, de acompanhar as transformações da agropecuária nacional, sempre vinculada aos desafios tecnológicos do mundo rural, foi a marca da Embrapa Territorial nestes 40 anos.” Celso Moretti, presidente da Embrapa

“Este livro enriquece o conhecimento sobre nossa agricultura, para os cientistas, os legisladores, os extensionistas e os polemistas. Recomendo -o a todos os interessados em conhecer uma agricultura capaz de sacudir a poeira do atraso em menos de cinquenta anos, tornando-se peça muito importante do combate à fome, dentro dos princípios da sustentabilidade.” Eliseu Alves, ex-presidente da Embrapa

Edição

A primeira edição do livro, com 1.000 exemplares impressos e versão digital no site da Embrapa Territorial, contou com o apoio da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). 
Os exemplares da publicação podem ser obtidos na Embrapa Territorial. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Para fazer o download do livro, acesse aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.