CI

Languiru fabricará produtos para Aurora

Cooperativa passa a produzir produtos cárneos processados para a Coopercentral Aurora Alimentos


A Cooperativa Languiru, com sede no município sul-rio-grandense de Teutônia, passa a produzir, a partir deste mês, produtos cárneos processados para a Coopercentral Aurora Alimentos, de Chapecó (SC), um dos cinco maiores grupos agroindustriais do País. O contrato que formaliza essa ação de intercooperação foi assinado nesta terça-feira à tarde, em Chapecó, pelos presidentes Mário Lanznaster e Dirceu Bayer.

A Languiru produzirá apresuntados, linguiças cozidas, salsichas e mortadelas em volumes que não foram revelados.  Utilizará matéria-prima própria e seguirá os rigorosos protocolos de produção da Aurora. Toda a produção será entregue à cooperativa catarinense que fará a comercialização e distribuição no mercado nacional, com prioridade para o mercado gaúcho.

O valor do contrato não foi revelado. Lanznaster destacou que essa operação permitirá à Aurora atender a crescente procura por seus produtos e, à Languiru, otimizar sua capacidade produtiva. “A Aurora tem demanda para seus produtos e precisa ampliar a oferta de processados de suínos para consumo no mercado interno, enquanto a Cooperativa Languiru tem capacidade ociosa de produção. Foi um casamento perfeito”, resumiu Mário Lanznaster.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, declarou ser “um orgulho manter parceria de produção com a Aurora, empresa que detém elevado conceito junto aos consumidores do Brasil e do exterior”. Destacou que “parceria entre cooperativas é fácil, porque a gente fala a mesma linguagem”.

Acompanharam a assinatura do contrato os diretores da Cooperativa Languiru Renato Kreimeier (vice-presidente), Mário Stolkmann (diretor industrial) e Décio Erri Leonhardt (diretor administrativo) e, pela Aurora, Neivor Canton (vice-presidente), Marcos Antonio Zordan (diretor de agropecuária) e Leomar Somensi (diretor comercial).

PARCEIROS

Com 58 anos de atuação, a Languiru possui um mix de produtos nos segmentos de aves, laticínios, suínos e embutidos. Foi fundada em 13 de novembro de 1955, em Teutônia por 174 agricultores liderados por Elton Klepker. Tem 4.600 associados e 2.200 empregados. Faturou 641 milhões de reais em 2012 e projeta 840 milhões de receita operacional bruta em 2013.

A base produtiva da Cooperativa Languiru é formada por indústrias frigoríficas de abate e processamento de aves e suínos, fábrica de rações, indústria de laticínios, matrizeiros e incubatórios, cabanhas de genética de suínos e unidades produtoras de leitões, além de supermercados e departamento agropecuário para assistência técnica aos associado.

Com 44 anos de fundação, a Coopercentral Aurora Alimentos, por outro lado, é a terceira marca mais referenciada em todo o Brasil no segmento de carnes. Os números da Aurora são grandiosos. Possui 17.800 colaboradores e deve chegar a 20.000 neste ano. Abate 700.000 aves por dia, mas deve chegar a 1 milhão de aves/dia até o fim deste ano. Abate 14.500 suínos/dia, processa 1,5 milhão de litros/dia de leite. Tem mais de 100.000 clientes em todo o Brasil e exporta para 60 países. Suas ações sociais/assistenciais atingiram 130.000 pessoas em 2012. Obteve importantes premiações pela sua responsabilidade social e ambiental.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.