CI

Laudos fraudados são identificados no MT

Funcionários checaram com laboratório sobre resultado de exames em cavalos e descobriram que eles eram falsos


Foto: Pixabay

Servidores do Indea-MT de um dos municípios da região oeste de Mato Grosso identificaram fraude em documentos de exames de sete cavalos, que foram apresentados por um procurador de um produtor rural da região para solicitar a emissão de Guia de Trânsito (GTA). Como a procuração estava vencida, os servidores fizeram a checagem no Sistema de Defesa Sanitária Animal (Sindesa). Neste procedimento, foi descoberto que os exames apresentados de um laboratório da região, para saber se os animais tinham anemia infecciosa equina (AIE) e mormo, não foram emitidos por eles. 

Conforme o laboratório, a estrutura do laudo apresentado é incompatível com a emitida pelo QRcode. No laudo falsificado, o mesmo valida para um mesmo laudo diferente do mencionado. A empresa também disse que o QRcode emitido por eles é único para cada requisição.

A Unidade Local de Execução do Indea havia adotado a validação para checar se os exames são verídicos junto aos laboratórios por meio de QRcode ou chave de validação. Esses documentos são necessários para que se possa autorizar o transporte dos equinos.

O Indea já acionou a Polícia Civil para apuração criminal sobre a fraude na documentação.

As informações são do indea. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.