CI

Lavouras de soja têm boas perspectivas de produtividade no RS

As lavouras apresentam vagens acima da média e grãos bem formados, encontrando-se 6% prontas para colheita


Embora as chuvas ocorridas recentemente no Rio Grande do Sul tenham retardado o início da colheita e causado algum estrago pontual, serviram para garantir definitivamente a excelente produção desta safra. As lavouras, já encontram-se com 6% prontas para serem colhidas e, em sua grande maioria, apresentam desenvolvimento vigoroso e com muito bom potencial em termos de rendimento, apresentando um número de vagens acima da média dos últimos anos e com grãos muito bem formados.

No momento, a preocupação maior dos produtores é a possibilidade da continuidade do tempo úmido e quente que, além de retardar o início dos trabalhos de colheita, cria condições favoráveis à proliferação de doenças fúngicas e algumas pragas. Até o momento não são reportadas informações, independentemente da região, de focos mais intensos ou prejuízos significativos causados pela doença, sendo a situação considerada sob controle.

Enquanto o mercado aguarda a entrada de soja nova, estoques antigos seguem sendo negociados sem maiores dificuldades e em volumes compatíveis com a demanda. Durante a semana, a cotação média da saca de 60 kg teve queda de 2,71%, passando para R$ 27,66 contra os R$ 28,43 da semana anterior. Apesar dessa baixa, persiste entre os produtores um discreto otimismo quanto à comercialização, uma vez que a demanda e os preços nas bolsas internacionais seguem com tendência de alta. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.