Agronegócio

Lavouras de trigo iniciam fase de maturação em Ijuí-RS

As lavouras mais adiantadas estão em Tenente Portela e Santa Rosa
Por:
1130 acessos
As lavouras de trigo plantadas mais no cedo já partem para a fase final de maturação na região de abrangência da Emater regional de Ijuí e a colheita dessas áreas deve iniciar por volta do dia 25 deste mês. As lavouras mais adiantadas estão situadas nas regiões de Tenente Portela e Santa Rosa.

 
Inclusive uma faixa dos municípios de Tenente Portela, Santo Augusto e Miraguaí foi afetada pelo granizo da última quinta-feira (03.10), o que vai representar queda de produtividade. No caso específico do município de Ijuí, em torno de 25 por cento da área de trigo está em maturação. Do restante, 50% apresenta-se na fase intermediária e outros 25% em início de formação de grãos.

 
O responsável pelo escritório municipal da Emater, Edewin Bernich, explica que as últimas geadas afetaram um pouco o cereal, principalmente nos locais de baixadas. Nesse sentido, há lavouras onde as espigas mostram problemas nos grãos, porém com manchas dentro das próprias áreas.

 
Por isso, Bernich enfatiza que é difícil apurar os prejuízos, até porque o estágio em que as lavouras se encontravam durante a geada também influenciou para conseqüências maiores ou menores na planta. No entanto, em recente reunião a Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias de Ijuí manteve a expectativa média de rendimento do trigo em 40 sacas por hectare. Por outro lado, já começou em Ijuí a colheita da aveia branca, também utilizada para a venda.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink