CI

Lavouras dos EUA seguem muito atrasadas

A evolução segue ainda abaixo da média dos últimos cinco anos, que é de 65%


A soma dos percentuais de lavouras em condições “boa/excelente” caiu para 53% na semana terminada no último domingo (18.08). A evolução segue ainda abaixo da média dos últimos cinco anos, que é de 65%, informa o relatório de acompanhamento semanal das lavouras, divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

A T&F Consultoria Agroeconômica aponta ainda que o percentual de lavouras que estão em floração (blooming), comprovam o grande atraso: somente 83%, contra 96% na mesma época do ano passado e 96% na média das últimas 5 safras. “O percentual de lavouras colocando vagem (setting pods) também está muito atrasado, em 64%, contra 88% da mesma semana do ano passado e 86% de média das últimas cinco safras”, completa a T&F.

CLIMA

De acordo com a ARC Mercosul, o fim de semana foi marcado por chuvas intensas sobre 70% de todo o Cinturão Agrícola: “Índices pluviométricos entre 20-30mm acumulados foram observados sobre todos os estados que sofriam com as secas recentes. O estado de Iowa, onde haviam regiões com 15 dias de estiagens, foi beneficiado com o mesmo evento de chuvas, reestabelecendo parcialmente os níveis de umidade do solo”. 

“Para os próximos cinco dias, o mesmo padrão deverá ser observado, com todo o Lado Sul do Cinturão sendo regado com totais entre 15-50mm acumulados. Caso confirmado, esta rodada extra de precipitações trará ‘conforto hídrico’ para produtores da região, que possuem soja e milho em estágios de reprodução. No entanto, este padrão equilibrado entre chuvas e dias de céu limpo precisará ser mais comum nos próximos 30 dias, para que nenhum novo corte de produtividade se torne presente”, completa a ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.