CI

Lawder fala sobre o mercado de milho safrinha

Executivo fala sobre cenário positivo para o cultivo na entressafra de soja


Lawder, gerente de Cultura Milho da Bayer CropScience, fala sobre o mercado de milho safrinha

Executivo fala sobre cenário positivo para o cultivo de milho na entressafra de soja

Quais as perspectivas para a cultura do milho safrinha?

Neste ano, a maior parte das áreas destinadas à soja foi plantada com sementes que terão colheita em 120 dias. O que proporcionará aos produtores grande extensão para o plantio de entressafra, no qual o carro chefe será o milho. Tudo indica que a safrinha será uma "safrona" e o Brasil tem todas as condições de superar a produção total da Argentina, hoje o segundo maior exportador mundial de milho. O segundo levantamento da Conab aponta que a produção brasileira de grãos para a safra 2011/2012 está estimada entre 157,2 e 160,5 milhões de toneladas, em uma área plantada de 50,4 a 51,4 milhões de hectares. Quanto ao milho safrinha, especificamente, a produção está prevista em 21,2 milhões de toneladas, com uma área de 5,9 milhões de hectares.

Quais benefícios a cultura de milho safrinha traz ao produtor?

O milho safrinha é a cultura que geralmente os produtores adotam após a colheita da soja. Como vantagens diretas podemos citar a melhor utilização dos recursos em período ocioso do ano (terra, máquinas, equipamentos, insumos e mão-de-obra); o preço competitivo e o menor custo de produção.

O plantio direto ainda é o mais utilizado?

Sempre que possível, deve-se optar pelo sistema de plantio direto, já que este oferece maior rapidez nas operações, principalmente se realizado imediatamente após a colheita. Além disso, quando há cobertura adequada da superfície do solo, permite o aumento da infiltração da água na terra e a redução da evaporação, com consequente incremento no teor de água disponível para as plantas. Em algumas áreas de plantio direto, já se constatou acréscimo no teor de matéria orgânica do solo, afetando a curva de retenção de umidade e aumentando ainda mais a água disponível para a cultura.

Quais são as soluções da Bayer CropScience oferecidas aos produtores que podem auxiliar no aumento da produtividade e da qualidade dos grãos, atendendo a grande demanda do mercado interno e externo?

A Bayer CropScience está sempre atenta em oferecer soluções inovadoras, que auxiliem o agricultor a produzir mais e melhor. Para a cultura do milho, a empresa mantém em seu portifólio CropStar®, tratamento de semente contra pragas mastigadoras e sugadoras; Soberan®, herbicida de alta performance e sistêmico que controla plantas daninhas de folhas estreitas ou largas; Connect® inseticida para o controle de percevejo e pulgão; e Nativo®, fungicida para o controle de doenças foliares na cultura do milho.

Quais as principais pragas e doenças que podem prejudicar a lavoura e como o produtor pode se preparar?

A cultura do milho está sujeita à ocorrência de várias doenças que podem afetar a produtividade, qualidade, palatabilidade e valor nutritivo dos grãos e da forragem. Daí a importância do produtor estar atento a todas as fases da produção e contar com o auxílio de equipe técnica especializada para auxiliá-lo na tomada de decisão, garantindo o melhor resultado ao final da safra.

Dentre as doenças que ocorrem na cultura do milho as foliares ainda requerem maior cuidado. Para o manejo mais adequado, a Bayer Cropscience recomenda Derosal Plus® - fungicida para tratamento de sementes contra fungos de solo - e Nativo® - fungicida de amplo espectro no controle de doenças da parte aérea do milho.

Com relação a pragas, vários insetos costumam atacar as sementes, raízes e plântulas do milho após a semeadura, o que reduz o número de plantas na área cultivada e o potencial produtivo da lavoura. Por se abrigarem em áreas subterrâneas ou superficiais passam despercebidos na maioria das vezes, dificultando o emprego de medidas de controle. O que torna o investimento em prevenção essencial. Nesse caso, a Bayer CropScience indica CropStar®, inseticida que promove o estabelecimento do stand desejado, proteção contra pragas iniciais e proporciona o efeito Força Anti-Stress, que confere maior vigor e enraizamento à planta.

Como atuar em prevenção e controle das plantas daninhas que prejudicam a produção?

O manejo adequado das plantas daninhas é extremamente importante, pois elas competem com o cultivo na absorção de nutrientes, luz, água e espaço, gerando perdas em produtividade e qualidade. Um bom manejo começa na dessecação. O produtor deve selecionar herbicidas que apresentem mecanismos distintos de ação e sejam, preferencialmente, diferentes dos utilizados na cultura anterior, evitando e dificultando o surgimento de biótipos resistentes. Já no período pós-emergente, os produtos devem ter características de seletividade e efeito residual, para serem utilizados nos estágios iniciais da cultura, evitando que as populações ressurjam.

Parceira do produtor do plantio à colheita, a Bayer CropScience oferece em seu portfólio Soberan®, herbicida de alta performance e sistêmico que controla em pós-emergência plantas daninhas de folhas largas ou estreitas. Soberan® pode ser aplicado durante o processo de adubação nitrogenada em qualquer época, permitindo o complemento de nitrogênio necessário para o desenvolvimento das plantas sem restrição. Além disso, é indicado para o manejo do mato que compete com a lavoura, sem prejudicar o cultivo do milho. Sua ação ocorre rapidamente, com apenas uma aplicação.

Qual é a importância do milho safrinha para a agricultura brasileira?

Por meio do avanço tecnológico e da profissionalização no campo, o Brasil tem conquistado resultados cada vez melhores em produtividade e qualidade, tornando-se bastante competitivo nos mercados interno e externo com o milho safrinha. De cultura de subsistência, este passou a ser visto como um negócio estratégico dentro do planejamento de safra dos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.