CI

Legislatura do Arkansas apoia proposta para banir Dicamba

Depois de ouvir agricultores, que estiveram muito divididos


Legisladores do Arkansas recomendaram aos reguladores de avançarem com os esforços de banir um herbicida que produtores em muitos estados dizem que a deriva em outros cultivos e causaram danos, indo adiante com a proibição, apesar de uma liminar de um fabricante do herbicida.

Um subcomitê legislativo apoiou a proposta do Conselho de Plantas do estado para banir o uso do Dicamba de 16 de abril até 31 de outubro. A proibição está agendada para ir antes que o Conselho Legislativo dê o parecer final em 19 de janeiro.

Antes neste mês, o Conselho de Plantas permaneceu com a proibição depois que legisladores consideraram revisar a proposta. O Dicamba tem estado em uso por décadas, mas os problemas vieram nos últimos anos quando produtores começaram a usá-lo para matar pestes em soja e algodão onde especialmente as sementes transgênicas foi plantada para resistir ao herbicida. Em função de que elas podem evaporar facilmente depois de serem aplicadas, o químico às vezes se deriva campos vizinhos com sementes que não são resistentes ao Dicamba.

Os legisladores endossaram a proibição depois de ouvir os agricultores que estiveram muito divididos sobre a restrição. O Conselho de Plantas no ano passado aprovou uma proibição temporária de venda do herbicida e recebeu aproximadamente mil reclamações sobre o Dicamba. Produtores também reclamaram do Dicamba causando danos a cultivos em outros estados como Mississipi, Missouri, Dakota do Norte e Tennessee.

“Nós estamos apenas pedindo uma pausa nisso até colocarmos nossas mãos nisso e descobrir o que podemos fazer. Não podemos permitir que isso aconteça outra vez”, disse ao painel o produtor David Wildy.

 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.