CI

Legumes frescos ganham terreno no foodservice

Embora cada país esteja evoluindo de maneira diferente, o mercado está crescendo no geral


Os legumes frescos estão se tornando um ingrediente cada vez mais importante no crescente mercado de foodservice. Foi isso que constatou Bauke van Lenteren, que é gerente Conveniência na empresa de reprodução vegetal Rijk Zwaan, da Holanda, complementando que existem poucos dados nesse setor para fazer um levantamento completo. 

“O mercado de foodservice e de conveniência é formado por vários canais diferentes, como cadeias de alimentos, restaurantes, empresas de processamento de vegetais e empresas de catering institucional. Além disso, existem diferenças significativas entre países individuais. Na França, por exemplo, a restauração direcionada ao setor de educação é um grande negócio. No Reino Unido, estamos vendo uma indefinição das linhas entre restaurantes e supermercados. E nos EUA, o mercado fora de casa já é maior do que o mercado de varejo, porque os consumidores americanos comem muito mais do que cozinham em casa. A proporção é de cerca de 70:30”, comentou ela. 

Embora cada país esteja evoluindo de maneira diferente, o mercado está crescendo no geral. As estatísticas também mostram que a participação de legumes frescos no segmento de foodservice está em ascensão. Nos Países Baixos, as empresas holandesas de foodservice compraram 10% mais frutas e legumes em 2018 do que no ano anterior, segundo dados da GroentenFruit Huis. 

“O chef Niven Kunz, com estrelas Michelin, foi um dos pioneiros da culinária holandesa. Ele lançou a filosofia 80/20 - a proporção de legumes para carne em um prato - e inspirou outros chefs a fazer o mesmo. Uma tendência semelhante pode ser vista durante o Fórum Europeu de Conveniência em Hamburgo. Pesquisas mostraram que o mercado fora de casa compra as frutas e verduras mais frescas da Alemanha”, completa ela. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.