CI

Lei Kandir e Funrural são destaques em debates durante o 14º Circuito Aprosoja

Esta edição o evento traz um novo modelo, em forma de mesa redonda


O aumento excessivo no custo de produção e as taxações impostas pelo poder público, têm preocupado o setor de produção de alimentos, em especial o de soja e milho, em Mato Grosso. Por isso, o 14º Circuito Aprosoja, que esta semana percorre a região Norte do Estado, tem como tema central: “Custo + Tributação = Agricultura em risco”. Idealizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), nesta edição o evento traz um novo modelo, em forma de mesa redonda, quando os produtores participantes interagem de forma mais intensa com os palestrantes convidados com perguntas e sugestões.

“A presença dos produtores tem sido grande e, o melhor, com muita participação ao longo de todo evento. Eles colocam dúvidas, sugestões, a indignação e, sem dúvidas, esse é o momento em que podemos mostrar o que a Aprosoja-MT tem feito em prol dos produtores de soja e milho do nosso Estado. O acompanhamento constante dos temas que impactam o dia a dia da produção é a marca da nossa entidade, seja em forma de cobrança, ações e até mesmo intervenção junto aos poderes Legislativo e Executivo estadual e federal”, afirma o presidente da Aprosoja Mato Grosso e vice-presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan.

Desde o último dia 22, a caravana que compõe o 14º Circuito já passou pelos municípios de Cláudia, Lucas do Rio Verde, Vera e Sorriso. Dentre os especialistas que participam da mesa redonda, estão o comentarista de política e economia, Miguel Daoud, o diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, o presidente da Aprosoja e os delegados coordenadores de cada região. Os paineis são mediados pelo apresentador e jornalista, Glauber Silveira.

O diretor-executivo da Aprosoja Brasil tem explanado e tirado dúvidas sobre os trabalhos da entidade em relação aos interesses do setor, em Brasília. Um dos questionamentos mais direcionados à Fabrício é sobre o Funrural.  Rosa esclarece que a entidade tem trabalhado para por fim no passivo. Soluções estão sendo trabalhadas junto à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), no Congresso Nacional, para uma solução que contemple especialmente os produtores.

“Estamos trabalhando de forma muito firme em Brasília para que esse passivo possa sumir e gere os resultados que os produtores querem, já que é uma dívida que nós nunca aceitamos”, esclareceu.

Outro assunto bastante levantado em todos os municípios é o possível fim da Lei Kandir. Fabrício Rosa explicou que os governos estaduais que encontram-se em situações econômicas ruins acreditam que a extinção da Lei Kandir é a solução do problema fiscal. Mas o especialista afirma que o fim da Lei inviabilizaria os estados produtores, sobremaneira Mato Grosso. Esse é mais um tema que a Aprosoja também tem trabalhado no Congresso Nacional.

“Temos trabalhado em Brasília sensibilizando não apenas os parlamentares da FPA, mas também todo Congresso Nacional e o Governo sobre o impacto que seria terminar com a Lei Kandir. Existe um projeto de lei complementar que visa regulamentar a Lei Kandir e estamos trabalhando muito forte e acompanhando de perto o andamento dela no Congresso”, tranquilizou Rosa.

Serviço - Nesta quarta-feira (24) o evento será realizado em Sinop. Depois passará pelos municípios de Tapurah e Nova Mutum. Até junho o Circuito ainda passará pelas regiões Leste, Oeste e Sul de Mato Grosso, com encerramento no dia 10, em Cuiabá.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.