CI

Leilão da Conab vai beneficiar agricultores familiares

Os produtores poderão negociar por meio das bolsas de mercadorias de todo Brasil


Os agricultores familiares ganharam mais um aliado para impulsionar a comercialização de seus produtos. A partir desta quinta-feira (30-11), a Conab passa a disponibilizar o seu Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) para a realização de leilões privados. Os produtores poderão negociar diretamente por meio das bolsas de mercadorias de todo o Brasil e encontrar melhores preços no mercado. O primeiro leilão dessa modalidade está marcado para o próximo dia 8, onde serão ofertadas 138,9 toneladas de castanha do Brasil de uma cooperativa do Acre.

Segundo o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Conab, Sílvio Porto, a medida vai beneficiar os agricultores familiares, assentados da reforma agrária e agroextrativistas que possuem produtos de qualidade e em quantidade. “Estes passam a ter acesso a mercados mais complexos e competitivos, em todo o país”, diz ele.

Para participar, os agricultores precisam estar ligados a cooperativas ou associações. É necessário também que o produto esteja armazenado e identificado, de acordo com as normas oficiais de classificação. A partir daí, as organizações poderão demandar o serviço da Companhia.

Indústrias:

O Sistema de Comercialização também está disponível para os grandes produtores, cooperativas, indústrias e comerciantes interessados em realizar esse tipo de leilão. As negociações entre vendedores e compradores são independentes e desvinculadas da Conab, que é responsável apenas pela divulgação do edital, execução e divulgação das operações.

Com essa nova modalidade, 0,3% das comissões pagas às bolsas pelos arrematantes serão destinadas à estatal. Uma das vantagens para os lançadores privados é a melhor divulgação de suas ofertas, o que pode garantir um preço mais vantajoso. As informações são da assessoria de imprensa da Conab.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.