Leilões de PEP e Pepro oferecem apoio ao escoamento de mais 5 mil t de laranja gaúcha

LARANJA

Leilões de PEP e Pepro oferecem apoio ao escoamento de mais 5 mil t de laranja gaúcha

O limite oferecido por produtor rural continua de no máximo 200 toneladas, participante ou não de cooperativa
Por:
49 acessos

Novos leilões em apoio à produção de laranja de agricultores do Rio Grande do Sul estão previstos para serem realizados ainda este mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na próxima terça-feira (26), será ofertado suporte ao escoamento de 5 mil toneladas do produto in natura da safra 2019/20, sendo 2,5 mil t por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e 2,5 mil t pelo Prêmio para Escoamento de Produto (PEP).

O preço da laranja gaúcha, previsto no edital, será de R$ 0,39/quilo ou o equivalente a R$ 15,95 por caixa de 40,8 kg. Para participar do leilão, as cooperativas terão até o dia 9 de janeiro próximo para efetuar o cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican).

O limite oferecido por produtor rural continua de no máximo 200 toneladas, participante ou não de cooperativa. O produto pode ser escoado para qualquer região do país. Na última operação, realizada dia 19/11, houve negociação para 17,6% das 5 mil toneladas de laranja disponibilizadas via Pepro.

Com esta nova oferta, já chega a uma série de cinco rodadas de comercialização realizadas pelo governo federal com vistas a ajudar os agricultores no escoamento do produto e com isso equilibrar os preços de mercado da fruta no estado, que se encontram abaixo do mínimo oficial.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink