CI

Levantamento aponta "Hortas em Pequenos Espaços" como livro mais acessado do Portal Embrapa

Livro é dividido em quatro capítulos


Livro é dividido em quatro capítulos

Desde o seu lançamento em 2012, ele vem liderando a lista de publicações mais acessadas no portal da Embrapa: 32.963 visualizações, bem acima da segunda colocada (12.696), conforme o levantamento registrado no relatório "Portal Embrapa – Panorama, Análises e Reflexões", produzido em novembro último pela Coordenadoria de Comunicação Digital da Secretaria de Comunicação da Embrapa (Secom). "Hortas em Pequenos Espaços", livro que reúne mais acessos no formato digital de leitura, integra o programa desenvolvido desde 2004 pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) com o objetivo de disponibilizar para o público urbano informações práticas sobre o cultivo de hortaliças.

Dividido em quatro capítulos, a publicação mostra, em linguagem simples e direta, os conhecimentos básicos referentes às diversas etapas de plantio, condução e manutenção das hortas em pequenos espaços urbanos.  "Fatores que afetam o desenvolvimento das plantas", título do capítulo I, descreve os elementos que influenciam o comportamento das hortaliças como água, luminosidade e nutrientes, entre outros. O capítulo II, "Produzindo as hortaliças", trata diretamente dos espaços alternativos para o cultivo, a exemplo de pneus, garrafas pet, canos de PVC, baldes ou latas, e inclui o passo a passo do plantio, a partir do uso de sementes de boa qualidade, cuidados de prevenção contra pragas e doenças e métodos de controle.

"Descrição das hortaliças", capítulo III, detalha em forma de tabela informações técnicas consideradas fundamentais para a produção de hortaliças, tanto no cultivo em escala convencional como em espaços reduzidos: ao lado do nome de cada hortaliça são descritas as informações respectivas sobre época e tipo de plantio, produção de mudas, ciclo das culturas e espaçamento (seja em escala convencional ou em espaço reduzido). O IV e último capítulo tem o sugestivo título "Hortaliças – cores, nutrição e saúde".

Composto de subtemas, o capítulo destaca a importância do consumo de hortaliças como componente da dieta alimentar e sua classificação quanto à composição nutricional – carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais, antioxidantes, etc.

INTERESSE

A publicação tem na editoria técnica as analistas Lenita Haber, da área de Transferência de Tecnologia, e Flávia Clemente, supervisora do setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias, que também assinam alguns dos capítulos, juntamente com o supervisor dos Campos Experimentais Adejar Marinho e a pesquisadora Patrícia Carvalho.

Envolvido diretamente com o tema, já que costuma ministrar cursos que ensinam a plantar e cultivar hortaliças em pequenos espaços, Marinho credita o grande número de acessos ao interesse, "cada vez maior" de pessoas em consumir alimentos saudáveis. "Como as hortaliças podem ser cultivadas em áreas reduzidas, a exemplo de varandas, a perspectiva de produzir para consumo próprio, e sem risco de contaminação, é sempre muito prazerosa".

Foi justamente o nível sempre alto de procura pelos cursos que levou à edição do livro, segundo a analista Lenita Haber, para quem as informações disponibilizadas no "Horta em pequenos espaços", com foco no público urbano, foram editadas com base nos tópicos de interesse identificados durante os cursos. Como Marinho, ela também atribui a demanda à preocupação crescente das pessoas em incorporar na sua dieta alimentos sadios, sem contar "a boa energia proporcionada pelo contato direto com as plantas".

SERVIÇO

Faça o download gratuito do livro AQUI

Se você gosta do livro impresso, adquira na Livraria da Embrapa 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.