Levantamento aponta aumento na oferta de frete de soja
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,776 (-0,42%)
| Dólar (compra) R$ 5,34 (2,10%)

Imagem: Pixabay

LOGÍSTICA

Levantamento aponta aumento na oferta de frete de soja

Crescimento total do semestre alcança 151% na comparação com o mesmo período do ano anterior
Por: -Aline Merladete
904 acessos

Um levantamento realizado pela FreteBras revelou um aumento significativo nas ofertas de fretes de soja no primeiro semestre deste ano. Na comparação com o mesmo período de 2019, o estudo aponta que de janeiro a março o crescimento foi de 71%, já no segundo trimestre alcançou 189%. Os números foram levantados por meio da plataforma da FreteBras, que possui mais de 420 mil caminhoneiros cadastrados, o que equivale a um terço dos caminhoneiros do Brasil. 

“Possuímos na FreteBras um grande volume de fretes com veículos capazes de transportar esse tipo de carga e, por isso, este estudo reflete muito bem o comportamento do mercado. Registramos aumento de 151% na oferta de fretes nas principais rotas de exportação da soja ao compararmos o primeiro semestre de 2020 com o mesmo período do ano passado”, explica Bruno Hacad, Diretor de Operações da FreteBras.

De acordo com o estudo, que analisou as principais rotas de exportação de soja do Brasil, foi possível verificar o aumento de 50% na oferta de fretes originados no Paraná. Além disso, a pesquisa mostra crescimento de aproximadamente 50% em Goiás, 25% no Rio Grande do Sul e 68% em Mato Grosso. “Dentro do Rio Grande do Sul, o transporte de soja registrou aumento significativo de 317%. No Paraná, esse crescimento chegou a 80%. Quando analisamos as rotas do Mato Grosso para o Paraná, o crescimento supera os 35%. De Minas Gerais para São Paulo, houve aumento de 33% e, de Goiás para São Paulo, 89%”, analisa Hacad.

Principal produto de exportação para a economia brasileira, a soja tem seu frete ofertado na maior parte por veículos rodotrem (59%), de acordo com o estudo da FreteBras. Em seguida,  a opção mais utilizada são os veículos do modelo Vanderleia (29%) e bitrem (7%). “A safra de soja 2019/20 do Brasil poderá atingir cerca de 122 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Temos uma projeção de safra recorde no ciclo 2020/2021 e o aumento na movimentação dos portos mostra alta na exportação da soja em grão e processada, que corresponde a farelo e óleo”, finaliza Hacad.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink