Levantamento aponta perdas de 80% no milho
CI
Imagem: Divulgação RTC
RIO GRANDE DO SUL

Levantamento aponta perdas de 80% no milho

Devido à escassez de água, mesmo as áreas irrigadas já apresentam perdas
Por: -Eliza Maliszewski

Um levantamento realizado em 20 cooperativas ligdas à Rede Técnica Cooperativa (RTC) aponta os prejuízos da estiagem sobre o milho primeira safra no Rio Grande do Sul. Uma estimativa prévia mostra que as lavouras de milho conduzidas sob condições de sequeiro já acumulam perdas médias na produtividade de 29,4 % em virtude da estiagem.

Em algumas regiões, já são contabilizados prejuízos que ultrapassam 80% na produtividade. Devido à escassez de água, mesmo as áreas irrigadas já apresentam perdas médias próximas a 4%, chegando a 20% em algumas regiões.

Além do clima, outro problema já é registrado nas lavouras desta safra. O monitoraento da RTC, indica um aumento da população nas últimas semanas, da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis). O inseto está concentrado, principalmente, na região noroeste do estado. Sendo assim, fica o alerta sobre a tolerância dos híbridos que serão semeados na safrinha, onde a cigarrinha encontra condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Veja no mapa a incidência por regiões:


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.