CI

Liberação de bitrens no Paraguai potencializa exportação de soja

Resolução foi publicada no dia 17 de janeiro e repercutida por Verruck


Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), avaliou a liberação paraguaia para que carretas bitrens transportem grãos até o porto de Concepcion.

Conforme Verruck, a determinação potencializa as operações de exportação de soja pela hidrovia Paraguai-Paraná e viabiliza a nova rota de exportação da soja do Centro-Oeste brasileiro para a Argentina. Além disso, o porto paraguaio é uma opção no caso de Porto Murtinho supere a capacidade de embarque.

A Resolução 74 do Ministério de Obras Públicas e Comunicação do Paraguai, liberando o tráfego de carretas bitrem no trecho de aproximadamente 220 quilômetros da Ruta 5, foi publicada no dia 17 de janeiro.

O tráfego de bitrem era proibido em todo território paraguaio até então devido ao impacto que esses veículos poderiam causar na malha viária. A autorização é em caráter experimental para a próxima safra e se restringe ao transporte de cargas do Brasil até o Porto de Concepción e no sentido contrário. Está vedado o carregamento de bitrens em outros pontos do Paraguai.

Jaime Verruck comemorou a decisão paraguaia, lembrando que desta forma está consolidada uma alternativa interessante para exportação dos produtos agrícolas de Mato Grosso do Sul. O porto de Porto Murtinho continua sendo a principal porta de saída, mas sinaliza que vai operar com capacidade máxima neste ano.

As negociações para viabilizar as exportações sul-mato- grossenses pela Hidrovia Paraguai-Paraná com embarques em Concepcion se desenrolam desde 2016.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.