CI

Liberação de financiamentos agrícolas exige mais documentação do agricultor

O produtor rural que precisar de crédito das instituições financeiras terá que apresentar comprovantes de cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e ambientais a partir de agora


O produtor rural que precisar de crédito das instituições financeiras terá que apresentar comprovantes de cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e ambientais a partir de agora. A proposta está prevista no Projeto de Lei que quer adequar as exigências para concessão de crédito rural às condições contemporâneas, principalmente no que concerne à questão ambiental. O deputado Beto Faro (PT/PA), autor da proposta, diz gravidade da questão ambiental justifica a atualização da Lei, segundo ele.Já o relator do projeto, deputado Valdir Colatto (SC), diz que a preocupação com a modernização da Lei é válida, mas que esta já foi ousada e moderna nos anos de 1960 quando institucionalizou o Crédito Rural no Brasil. O deputado explica que é um trabalho oneroso para o produtor apresentar tantas certidões para conseguir concessão de empréstimos. “O produtor rural, de um modo geral, é tão ou melhor cumpridor de suas obrigações do que a maioria das outras categorias de cidadãos. É muito difícil para um trabalhador do interior do País juntar documentos apenas comprobatórios de sua regularidade fiscal para solicitar crédito rural”, afirma Colatto. De acordo com ele, a modificação na legislação é extemporânea, inoportuna e prejudicial aos agricultores. Colatto também lembra que as novas tecnologias, como informática e uso de satélites, facilitam a fiscalização das ações dos agricultores, o que deve ser intensificado para coibir fraudes e punir quem não cumpre a lei. “Com essas facilidades, não há necessidade de sobrecarregar o produtor com mais procedimentos burocráticos”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.