CI

Liberada verba à diversificação da fumicultura

O primeiro projeto de plantio de girassol para biodiesel está em desenvolvimento em 22 municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) liberou, nessa terça-feira (09-01), R$ 324.103,57 para a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) desenvolver dois projetos experimentais de diversificação nas pequenas propriedades fumageiras. O trabalho contará com parceiros como a Universidade de Santa Cruz do Sul e prefeituras. A entidade dará contrapartida de R$ 43.507,46.

O primeiro projeto, de plantio de girassol para biodiesel está em desenvolvimento em 22 municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari. Em cada um deles existe uma lavoura experimental de 1 hectare. A colheita deve acontecer nos próximos dias.

A partir da primeira produção, a equipe técnica da Afubra irá avaliar se o plantio é viável ou não na pequena propriedade. "Não estamos mandando ninguém plantar. Primeiro, queremos ter os estudos", apontou Heitor Petry, vice-presidente da Afubra. O projeto de fomento florestal para lenha e madeira para industrialização será implantado em oito municípios da região Centro-Serra. Nas propriedades, serão plantadas pequenas florestas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.