CI

Licenciada da Embrapa comercializará sementes de milho orgânico

Empresa que comercializará as sementes tem a certificação do IBD


Empresa que comercializará as sementes tem a certificação do IBD

Um segmento estimado em apenas 0,03% da produção nacional de milho terá mais um player que comercializará sementes orgânicas do cereal. A empresa "Grãos Orgânicos", sediada em Fortuna de Minas, na região Central de Minas Gerais, e licenciada pela Embrapa para produzir sementes de milho, disponibilizará, a partir de setembro, a variedade de ciclo precoce BRS Caimbé com foco no mercado brasileiro de produtos orgânicos. A BRS Caimbé é uma cultivar do tipo variedade e apresenta adaptabilidade às principais regiões do país.

"Nossa semente será voltada para um nicho pequeno, mas crescente de consumidores, como a cadeia aviária orgânica, e para a alimentação humana", explica Carlos Thomaz Guimarães Lopes, da Grãos Orgânicos. Segundo ele, o nicho de grãos orgânicos no Brasil tem uma grande demanda pela matéria-prima produzida sem o uso de agroquímicos e outros insumos convencionais. "O mercado precisa de grãos produzidos de forma orgânica e há carência desse produto. Outra demanda crescente é o uso na alimentação humana, de forma direta", explica Lopes. Exemplos são o milho-verde e os derivados alimentícios do milho.

A empresa que comercializará as sementes tem a certificação do IBD, certificadora brasileira de produtos orgânicos com credenciamento IFOAM (mercado internacional), ISO Guide 65 (mercado europeu-regulamento CE 834/2007), Demeter (mercado internacional), USDA/NOP (mercado norte-americano) e Inmetro/Mapa (mercado brasileiro). Os processos de produção e multiplicação das sementes da variedade BRS Caimbé seguem as diretrizes da Instrução Normativa Nº 46, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que por sua vez estabelece o regulamento técnico para os sistemas orgânicos de produção.

O gerente do escritório de Sete Lagoas da Embrapa Produtos e Mercado Reginaldo Resende Coelho diz que o produto é diferenciado, sendo o primeiro licenciamento para produção e comercialização de sementes de milho com foco na produção orgânica. A cultivar de milho BRS Caimbé foi lançada pela Embrapa em 2010. Apresenta ciclo precoce e é recomendada para as condições de safra e safrinha. Em ensaios conduzidos pela Embrapa, apresentou produtividade média de 6.727 kg/ha em sistemas de produção convencionais, com o uso de insumos.

Sistema orgânico de produção

Os principais desafios para se produzir grãos de forma orgânica, na visão do pesquisador Walter Matrangolo, da área de Agroecologia da Embrapa Milho e Sorgo, são os processos de adubação do solo e as etapas de controle de plantas espontâneas. O pesquisador acompanhou o plantio da variedade BRS Caimbé na propriedade da empresa licenciada para a produção de sementes. Na adubação dos 60 hectares destinados à produção da cultivar no sistema de plantio direto, está sendo utilizado o método Bokashi, técnica de adubação japonesa adaptada às condições brasileiras que utiliza caldas da mistura de diversos componentes permitidos pela legislação orgânica para adubar o solo.

"O controle de plantas espontâneas foi feito de forma mecanizada, associado ao uso de um produto alternativo, além do plantio consorciado com o feijão-de-porco, leguminosa usada como cobertura verde e que contribui para a fixação de nitrogênio no solo", explica o pesquisador. Ainda segundo ele, não houve, desde o início do plantio da cultivar BRS Caimbé na área destinada à produção de sementes, ataque significativo da lagarta-do-cartucho. "A fazenda possui muitas áreas de reserva permanente de Cerrado ao lado das lavouras. A presença dessas matas cria fluxos de migrações de agentes de controle biológico para a lavoura de milho. Juntos, reduzem a população dos insetos fitófagos", conclui Matrangolo.

Comercialização

A expectativa do empresário Carlos Thomaz Lopes, da Grãos Orgânicos, é que as sementes estejam disponíveis no mercado a partir da segunda quinzena de setembro. Em entrevista ao Grão em Grão, em agosto, Thomaz disse que está na fase de classificação das sementes da cultivar BRS Caimbé. A venda das sementes certificadas, segundo o empresário, se dará pela internet (o site da empresa está em vias de ser lançado) e por empresas parceiras. Serão comercializadas embalagens de dois, cinco e de 20 quilos, atendendo desde pequenos produtores que queiram plantar a cultivar orgânica de milho em quintais ou em pequenas áreas até agentes da cadeia aviária orgânica, passando também por empresas do segmento de alimentação humana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.