CI

Lideranças cobram de Stephanes medidas de apoio aos suinocultores

Entre os pontos reivindicados pelos produtores estão a suspensão imediata do pagamento das dívidas e a prorrogação destas por até 10 anos, além da criação de uma linha de crédito para retenção de matrizes


Em reunião na última quarta-feira (5), com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e o secretário-executivo da Pasta, Gerardo Fontelles, parlamentares da bancada do agronegócio cobraram a adoção de medidas de apoio aos suinocultores brasileiros. Presente no encontro, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) relata que entre os pontos reivindicados pelos produtores estão a suspensão imediata do pagamento das dívidas e a prorrogação destas por até 10 anos, além da criação de uma linha de crédito para retenção de matrizes.

“O momento é difícil e requer ajuda governamental. Por isso, solicitamos um estudo do montante devido pelos suinocultores independentes e integrados e a criação de uma linha de crédito que não impacte no limite de crédito de cada produtor”, evidencia o deputado. Com relação aos débitos, foi acertado que o Banco do Brasil e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) farão um levantamento sobre a situação do setor.

A discussão sobre o novo financiamento será avaliada em audiências na semana que vem nos Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda. O parlamentar gaúcho destaca que apesar da urgência, a nova linha de crédito precisa ser discutida de modo que os produtores possam ter acesso. “Não adianta refinanciar as dívidas e criar financiamentos se eles não puderem tomar o empréstimo”, afirma Heinze.

AUDIÊNCIA REGIONAL – Na última sexta-feira (7), o deputado federal Luis Carlos Heinze participou de encontro com lideranças do setor, em Tuparendi, e falou sobre as negociações em Brasília e as dificuldades para sensibilizar o governo. “Enquanto mega empresas conseguem financiamentos bilionários com o aval governamental os produtores de suínos não tem o mínimo amparo para superar suas dificuldades”, expôs. As informações são da assessoria de imprensa do deputado federal Luis Carlos Heinze.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.