CI

Líderes rurais debatem desafios do setor agro na Paraíba

Segurança no campo é o tema que mais preocupa


Foto: Divulgação

Lideranças rurais paraibanas estiveram reunidas na sexta-feira (26) na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e debateram os principais desafios do segmento atualmente. O encontro foi híbrido e reuniu, tanto de forma remota quanto presencial, os presidentes dos Sindicatos rurais que integram a Faepa.

A questão do aumento da criminalidade no campo foi o tema que predominou durante o debate. Ele é transversal a todas as regiões do Estado e foi levantando por presidentes líderes do Brejo, Cariri, Sertão, por exemplo. Vários deles, com experiências pessoais de arrombamentos e furtos nas suas propriedades.

“Aqui em Conceição, temos relatos de furtos todas as semanas. Eu mesmo fui vítima, abateram dois animais meus e os levaram”, relatou o presidente do Vicente Fernandes.

O presidente da Faepa, Mário Borba, coordenou os trabalhos e informou que a Federação tem entrado em contato com as autoridades de segurança pública do Estado e tem repassado esse cenário para eles. Há, inclusive, a previsão de realização de um seminário para discussão de estratégias de combate a esse fenômeno.

“Desde 2018 a CNA tem atuado nessa frente. Nós já participamos desse debates desde então, e agora em dezembro vamos reunir delegados, secretários e comandantes de polícia. Nessa reunião, queremos mostrar modelos que já funcionam em outros Estados e também ouvir o que as forças de segurança tem a propor”, resumiu Borba.

Além da questão do combate a violência, os participantes também debateram a importância da assistência técnica oferecida pelo Senar aos produtores do interior. Houve ainda a sugestão para que a Faepa crie câmaras técnicas que debaterão os potenciais produtivos de cada região.

Agro Fraterno

Uma iniciativa que mereceu destaque e atenção de vários representantes foi a iniciativa de solidariedade chamada Agro Fraterno, que levou alimento para famílias rurais de dezenas de cidades do Estado. Os presidentes relataram a gratidão das pessoas que receberam as cestas básicas.

“Esse auxílio chegou em excelente hora e vários agricultores tem me procurado e agradecido demais”, resumiu o presidente do Sindicato Rural de Mãe d’Água, Nelson de Figueiredo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.