CI

Ligeira alta nos preços futuro da soja em Chicago


Os preços futuros da soja subiram ligeiramente sexta-feira na Chicago Board of Trade (CBoT). Os contratos para maio fecharam a 573 centavos de dólar por bushel (US$ 210,55 por tonelada), com alta de 1,5 centavo no dia.

Outra notícia que movimentou o mercado na última semana veio da China. O governo asiático revogou a exigência do período de espera de 30 dias para a liberação das importações de soja em razão das pressões exercidas pelos processadores domésticos, o que possivelmente amenizará os atritos com os sojicultores dos EUA.

A Administração de Supervisão de Qualidade, Inspeção e de Quarentena, da China, aboliu a exigência que forçava os importadores de soja a esperar pelo menos 30 dias a partir do momento que recebessem a aprovação e quando chegassem as remessas, anunciou em um relatório o Centro Nacional de Informações da China sobre Grãos e Óleos.

"Agora, o comércio ocorrerá de forma muito mais conveniente" , afirmou Zhang Xiaoping, diretor da Associação Americana de Produtores de Soja, em Pequim. "Não era conveniente para os esmagadores ter de esperar tanto tempo, e elimina uma das queixas" que os produtores de soja norte-americanos tinham quanto às restrições às importações feitas pela China.

A China implementou a exigência de 30 dias para o controle do fluxo de embarques de soja numa tentativa de proteger os seus agricultores da redução de preços que as crescentes importações causariam. A China entrou na Organização Mundial de Comércio (OMC), em 2001, reduziu as tarifas de importação de produtos agrícolas e causou preocupações de que a renda dos agricultores domésticos seria afetada.

Robert Zoellick visitará Pequim para manter conversações com os seus colegas chineses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.