CI

Lindsay e Cocamar firmam parceria inédita

A paranaense passa a ser a primeira cooperativa no Brasil a integrar o grupo de distribuidores da empresa


A Lindsay América do Sul, subsidiária da americana Lindsay Corporation., fabricante de pivôs centrais e distribuição de equipamentos agrícolas, acaba de concretizar uma grande parceria que irá ampliar seu grupo de distribuidores. Pela primeira vez no Brasil, a empresa sediada em Mogi Mirim-SP, que tem mais de 55 anos de atuação no mercado, passa a ter uma cooperativa como parceira na área comercial.

O acordo foi firmado com a paranaense Cocamar Cooperativa Agroindustrial, uma das maiores do seu segmento no País. Com cerca de 13 mil associados que atuam com a produção de soja, milho, trigo, café e laranja, a cooperativa conta com mais de 60 unidades operacionais espalhadas pelo norte e noroeste do Paraná, oeste paulista e sudoeste do Mato Grosso do Sul. A partir de agora, a Cocamar incorpora ao seu portfólio de produtos comercializados, a moderna tecnologia de irrigação por pivô central da Lindsay.

Para esse projeto, Cocamar e Lindsay contam com a colaboração e apoio da distribuidora Hidro Sistemas, de Maringá (PR) que atua há quase trinta anos com irrigação agrícola. De acordo com Clóvis Aparecido Domingues, gerente comercial de Insumos da Cocamar, o objetivo dessa parceria é diminuir os impactos climáticos sobre as lavouras e ainda garantir ganho de produtividade aos produtores cooperados. “Essa parceria irá proporcionar aos nossos cooperados menor risco na produção agrícola, superando os problemas decorrentes de veranicos ocorridos em nossa região com maior frequência. Salientamos também, que esta tecnologia irá garantir a estabilidade econômica do produtor rural, com aumento na sua produtividade”, destaca.

Ainda segundo Domingues, para estruturar a parceria, a cooperativa realizou diversas pesquisas no mercado de irrigação na busca de parceiros sérios e que disponibilizam equipamentos que realmente irão satisfazer as necessidades do quadro de cooperados. “Estruturamos esta parceria com a Lindsay por ser a maior empresa em tecnologia no segmento no mundo e com a Hidro Sistemas pela sua vasta experiência de três décadas neste mercado”, cita o gerente.

Parceria estratégica

Com a concretização dessa grande parceria, na qual a Cooperativa passa a integrar o grupo de distribuidores da Lindsay no Brasil, a empresa dá mais um importante passo em sua estratégia de crescimento no mercado brasileiro. “A Cocamar como distribuidor dos sistemas de irrigação Lindsay no Paraná tem uma importância estratégica muito grande por se tratar de uma das maiores e mais conceituadas cooperativas do Brasil”, destaca Ivan Wegener, diretor comercial da Lindsay.

Atualmente o Estado paranaense é o segundo maior produtor de soja e de milho do País e assim como outras regiões, invariavelmente sofre com questões climáticas e perdas de produção. “A Irrigação bem como essa parceria com a Cocamar tem como finalidade suprir as demandas das culturas com a falta de água, garantindo produtividade superior em relação ao sequeiro, permitindo segurança alimentar, rentabilidade ao produtor e geração de empregos sólidos no campo”, cita Wegener.

Tarefas definidas

Uma peça importante na parceria é a Hidro Sistemas, empresa que opera como distribuidora da Lindsay há muitos anos, tendo já participado da instalação de mais de uma centena de equipamentos de irrigação por pivô central.

Segundo Reno Peixoto Batista, sócio diretor da distribuidora, a parceria foi bem estruturada. A Hidro Sistemas irá realizar os projetos para o produtor. Isso inclui os levantamentos, montagem e o fornecimento do sistema de bombeamento, bem como serviço diferenciado de instalação e pós-venda dos sistemas. A Cocamar entra com a prospecção de clientes/associados, e a Lindsay fornecerá sua tecnologia em pivôs para irrigação. “Acreditamos que esse será um projeto onde todos os envolvidos serão beneficiados, principalmente os cooperados que contarão com os melhores projetos, equipamentos, tecnologias e uma assistência diferenciada”, diz.

O diretor acrescenta ainda que nos últimos anos tem crescido a demanda por pivôs, indicando uma mudança de consciência do produtor. “Quando há problemas climáticos pesados, a irrigação é o seguro de que irão produzir. Na safra do ano passado, por exemplo, 40% da produção de milho foi perdida por falta de água no momento certo. A irrigação ajuda a evitar isso”, finaliza Batista.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.