CI

Linha agro do BNDES já liberou R$ 1,3 bilhão

O crédito financia até 100% dos bens adquiridos


Foto: Pixabay

O BNDES, ligado ao Ministério da Economia, oferta uma linha de crédito voltada ao agronegócio durante o ano inteiro para complementar os recursos de programas do governo federal. Neste ano o Programa BNDES Crédito Rural já atingiu R$ 1,3 bilhão em financiamentos. 

A iniciativa foi criada em março e já concedeu empréstimos a 2.900 produtores por meio de mais de 4.000 operações. Os recursos vem exclusivamente do banco público e o crédito financia até 100% dos bens adquiridos. É voltado para a aquisição de máquinas e equipamentos e a projetos de investimento do setor.

A concessão do financiamento ocorre por via indireta, por meio de agentes financeiros credenciados. Entre eles estão bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, agências de fomento, bancos de montadoras, bancos cooperativos e cooperativas de crédito. O prazo de quitação pode chegar a 15 anos, com uma taxa de juros final prefixada ou pós-fixada, de acordo com o interesse do cliente e com a finalidade do financiamento. O programa não impõe restrições quanto ao porte do beneficiário.

Por ter disponibilidade contínua de recursos e estar aberto a solicitações durante todo o ano, o BNDES Crédito Rural complementa os Programas Agropecuários do Governo Federal (PAGFs), também operacionalizados pelo BNDES. Os PAGFs ficam atrelados ao limite orçamentário definido pelo Ministério da Economia e alguns deles já estão com os protocolos para o ano safra corrente encerrados, ou seja, tiveram novas contratações suspensas. O programa do BNDES, portanto, amortece os efeitos decorrentes do esgotamento de recursos dos PAGFs, atuando como uma fonte complementar de oferta de crédito para desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.