Linha de crédito para capital de giro de agroindústrias e cooperativas sairá hoje

Agronegócio

Linha de crédito para capital de giro de agroindústrias e cooperativas sairá hoje

O novo financiamento terá um volume de R$ 10 bilhões, com juros de 11,25% ao ano, mais 4% de spread bancário
Por:
389 acessos
Conforme antecipado ontem (15), pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o Conselho Monetário Nacional (CMN) deve se reunir até o final da tarde desta quinta-feira (16), para aprovar a resolução que cria a linha de crédito especial de capital de giro para agroindústrias, indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas e cooperativas agropecuárias.

O novo financiamento terá um volume de R$ 10 bilhões, com juros de 11,25% ao ano, mais 4% de spread bancário. O prazo para contratação vai até 31 de dezembro de 2009 e para pagamento de até 24 meses, incluído um ano de carência. Segundo o parlamentar gaúcho, a expectativa é de que medida do governo contribua para que as empresas do setor agropecuário saiam do sufoco. “O anúncio vem em uma boa hora, só esperamos que não seja mais uma linha criada apenas no papel. O importante é que esse dinheiro chegue até a ponta e contribua para manutenção da produção e dos empregos”, evidencia.

Para que isso seja possível, Heinze já negocia a ampliação do limite de crédito das empresas e a criação de um fundo garantidor. A preocupação do deputado é agilizar a liberação dos recursos e garantir a operacionalização da medida. Neste sentido ele já conversou com as diretorias dos bancos do Brasil e de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE). “Queremos uma análise das instituições financeiras, das empresas e dos produtores quanto a efetividade dessa nova linha de crédito”, enfatiza. As informações são da assessoria de imprensa do deputado federal Luis Carlos Heinze.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink