Linhares decreta situação de emergência por causa da estiagem

Agronegócio

Linhares decreta situação de emergência por causa da estiagem

Medida foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (28)
Por:
1791 acessos

A prefeitura de Linhares decretou situação de emergência na área territorial do município devido aos efeitos da estiagem prolongada.  O decreto, assinado pelo prefeito Jair Correa, foi publicado no Diário Oficial, na última segunda-feira (28), com vigência de 180 dias e efeito retroativos ao dia 01 de setembro deste ano.

A medida foi tomada após solicitação de produtores rurais com empenho do Sindicato Rural de Linhares para que o agricultor possa acessar as condições especiais de renegociação das dívidas rurais devido a seca em algumas instituições financeiras considerando que as culturas agrícolas predominantes do município são, em sua maioria, perenes e que as chuvas recentes não foram suficientes para recuperar as lavouras, pastagens e restabelecer os volumes d’água dos rios, lagoas, córregos e reservatórios existentes.

Para o Sindicato Rural de Linhares, o decreto é importante para que os produtores rurais possam ter a possibilidade de renegociar financiamento de crédito devido a perda na produção rural. “Temos resoluções do governo federal que oportuniza a renegociação das dívidas dos produtores em município com situação de emergência. E Linhares também sofreu com a falta de água e o racionamento do uso pelos decretos de órgãos reguladores”, diz Antonio Roberte, presidente do Sindicato.

A prefeitura confirma, através do decreto, a mobilização dos órgãos municipais para atuarem nas ações de suporte ao setor rural. Agora, o governo federal precisa reconhecer o decreto para passar a ter validade.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink