CI

Live aborda conceito Pasto sobre Pasto durante Expointer

Conceito tem como fundamento o uso de mais de uma espécie forrageira, na mesma área, sobrepondo plantas e curvas de produção ao longo do tempo


Foto: Eliza Maliszewski

Danilo Sant’anna, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, apresentou nesta quarta-feira (08/09) a palestra "Pasto sobre Pasto: estratégias de manejo para redução de vazios forrageiros". O evento ocorreu em formato virtual, com transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube e integrou a programação da 44ª Expointer. O Pasto sobre Pasto é um conjunto de princípios e práticas de manejo associadas ao uso de mais de uma espécie forrageira, na mesma área, sobrepondo plantas e curvas de produção ao longo do tempo.

Diversos são os benefícios possíveis com a aplicação do conceito, como ganhos produtivos, melhorias ao ambiente de produção, controle de plantas invasoras, benefícios na integração da pecuária com a agricultura, maior estabilidade na produção de pastagens para os animais e também a possibilidade de redução dos vazios forrageiros, períodos críticos que ocorrem principalmente na transição de estações quentes e frias nas condições do Sul do Brasil.

Acesse aqui uma publicação sobre o Pasto sobre Pasto

“É a sistematização de ideias, conceitos e técnicas que já são usadas há muito tempo, e tem como modelo a própria natureza, principalmente nos sistemas campestres aqui do Sul do Brasil, no Conesul da América do Sul, onde plantas de verão e inverno convivem no mesmo espaço, no mesmo metro quadrado, vegetando no mesmo momento. Isso proporciona um ambiente diverso, que não só fornece comida de forma mais estável para os animais, como também explora melhor o solo”, exemplificou Sant’anna.

Acesse aqui um vídeo sobre o Pasto sobre Pasto

Acesse aqui mais informações sobre o tema

A moderação da live foi feita pelo pesquisador Gustavo Silva, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul. A gravação da live está disponível no canal da Embrapa no Youtube. Acesse aqui.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.