CI

Live apresenta caminhos da produção de cebola fora de época

"Cebola – Produção Fora de Época" é o tema da live que acontece na próxima sexta-feira, 20


Foto: Pixabay

"Cebola – Produção Fora de Época" é o tema da live que acontece na próxima sexta-feira, 20 de novembro, pelo canal da Embrapa no YouTube com a participação de pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP). Não serão necessárias inscrições prévias, bastando a conexão no horário agendado – das 15h às 16h30.

“A distribuição do plantio ao longo do ano, com os primeiros em dezembro - janeiro, tem sido uma alternativa buscada pelos cebolicultores do Sudeste e do Centro-Oeste para aproveitar a oportunidade de obter maior renda com a cultura”, informa o pesquisador Valter Oliveira, que coordena os trabalhos de melhoramento genético de cebola na Embrapa Hortaliças.

De acordo com Oliveira, a melhoria na genética das cultivares tem trazido contribuições significativas para incrementar a produtividade e a qualidade da cebola produzida fora de época. No entanto, lançar mão de cultivares adaptadas às condições quentes e úmidas do verão tropical sem considerar o sistema de produção como um todo não tem sido suficiente para uma expansão consistente da produção de cebola nos primeiros meses do ano. Há, portanto, “a necessidade de atenção para outros componentes do sistema de produção, entre os quais o manejo do solo, com a incorporação do sistema de plantio direto (SPD), e a implantação da cultura por bulbinhos”.

Segundo ele, a ideia é discutir essas experiências com o público-alvo da live, isto é, produtores de hortaliças, técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural, alunos de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação para que as informações atinjam o objetivo, que é o de mostrar que é possível a produção de cebola fora de época com sucesso.

“Espera-se que, ao final do evento, os participantes reconheçam que o sucesso da produção de cebola fora de época requer não apenas o plantio de cultivares melhor adaptadas, mas também associar esse cultivo com as técnicas de manejo mais adequadas”, pontua o pesquisador, para quem a modalidade a distância possibilitará a troca de conhecimentos com o benefício de alcançar um público com poucas oportunidades de participar de eventos presenciais que tratam do assunto.

Cultivo

O plantio de cebola no Brasil concentra-se nos meses de março a junho, o que ocasiona, normalmente, excesso de oferta e, consequentemente, preços baixos para a cebola nos três últimos meses do ano. Isso ocorre porque cultivar cebola nos dois primeiros meses do ano, ou seja, fora da época tradicional, implica em se submeter a riscos ocasionados por chuvas concentradas e de alta intensidade que trazem dificuldades para a cultura, desde o preparo do solo até a colheita.

Estima-se que apenas cerca de 6% dos 48.000 hectares plantados anualmente com cebola no país sejam implantados nos dois primeiros meses do ano. Apesar dos riscos, o plantio fora de época é uma oportunidade de o produtor obter maior renda com a cultura, pois o produto estará disponível em meses de baixa oferta e, portanto, de preços mais altos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.