CI

Livro apresenta alternativas para a alimentação dos animais monogástricos

O livro reúne informações científicas e parâmetros técnicos


A publicação é fruto do convênio estabelecido entre o Centro de Raízes e Amidos Tropicais da Unesp (Cerat) e o Instituto de Ciência Animal da Universidade Agrária de Havana. A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) acaba de lançar o livro “Alimentação de Animais Monogástricos: mandioca e outros alimentos não convencionais”, coordenado pelos professores Sílvio José Bicudo, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, e Manuel Valdivié Navarro, do Instituto de Ciência Animal de Havana, Cuba.

A obra apresenta aos pesquisadores, técnicos e produtores ligados a produção animal, uma nova perspectiva nas possibilidades do uso da fonte de alimentos energéticos e protéicos destinados aos animais monogástricos.
A alimentação mundial dos animais de interesse econômico exige considerável esforço dos sistemas produtivos, no preparo, distribuição e uso de suprimentos de fontes de energia.

Devido a fatores como a facilidade de aquisição e uso e a abundância de produção e informações, os produtores de proteína de origem animal estão extremamente dependentes da cultura do milho, segundo o professor Bicudo. “Os meios acadêmicos, empresariais e governamentais não parecem se dar conta dos riscos à segurança alimentar, ambiental e econômica dessa dependência. A adoção de outras fontes de alimento para a produção animal esbarra em situações de desinteresse e desconhecimento técnico e científico”.

O livro reúne informações científicas e parâmetros técnicos disponibilizados em importantes periódicos científicos internacionais, sobre o uso de outras fontes de alimento capazes de garantir uma diversificação estratégica no abastecimento para os sistemas produtores de carne, ovos, leite e outros alimentos de origem animal.

Já publicado em espanhol, o livro foi traduzido e incrementado com informações mais direcionadas para a realidade brasileira. A publicação é fruto do convênio estabelecido entre o Centro de Raízes e Amidos Tropicais da Unesp (Cerat) e o Instituto de Ciência Animal da Universidade Agrária de Havana, como parte do acordo de coorperação internacional promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES e Ministério do Ensino Superior de Cuba.

O livro custa R$50,00 e pode ser adquirido através pode ser adquirido diretamente na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, ou através do e-mail [email protected] .

As informações são da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.