CI

Livro traz informações para aumentar produtividade da cultura da batata

“O principal diferencial que trazemos nessa obra são as exigências nutricionais dos cinco principais cultivares que são utilizados atualmente no país”


A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) em parceria com a Associação Brasileira da Batata (ABBA) acaba de lançar o livro “Nutrição mineral, calagem e adubação da batateira”, escrito por Rogério Peres Soratto, professor do setor de Agricultura e Melhoramento Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), e Adalton Mazetti Fernandes, aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Agricultura da FCA.


Lançando oficialmente durante o XXV Congresso da Associação Latino-americana da Batata, que ocorreu entre os dias 17 e 20 de setembro, em Uberlândia/MG, o livro é voltado a produtores, extensionistas, professores, pesquisadores e estudantes de agronomia. “A bibliografia brasileira sobre a cultura da batata é muito escassa. A maior parte das publicações trata de cultivares que eram usados nas décadas de 70 e 80, e que, hoje, apresentam baixa produtividade”, argumenta o professor Soratto. “O principal diferencial que trazemos nessa obra são as exigências nutricionais dos cinco principais cultivares que são utilizados atualmente no país”

O professor também comenta que a ideia do livro surgiu após ele ter orientado Adalton em sua tese de mestrado. “Muitas das informações presentes na obra têm base no trabalho dele com nutrição e adução da batateira. Quando ele iniciou o doutorado na mesma área, resolvemos trabalhar no projeto desse livro, que levou cerca de um ano para ficar pronto”.


Em 121 páginas são apresentadas informações sobre a nutrição mineral, causas da deficiência nutricional, calagem, posicionamento do fertilizante e adubação com silício, macro e micronutrientes. “É um material enxuto, resumido, mas é muito útil para quem trabalha com a cultura, principalmente, porque boa parte dos produtores de batata são muito ligados às inovações técnicas”, coloca Soratto.

O livro “Nutrição mineral, calagem e adubação da batateira” já está à venda na sede da Fepaf, localizada na Fazenda Lageado, em Botucatu, pelo valor de R$ 30,00, e também pode ser encomendado através do e-mail [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.