CI

Livro traz solução alternativa para palhada residual de sementes

Entre os possíveis usos da palhada destacam-se alimentação de ruminantes, cama para aviários, entre outros


“Usos alternativos da palhada residual da produção de sementes para pastagens” é o novo livro, lançado pela Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos (SP) e pela Embrapa Transferência de Tecnologia de Brasília (DF), abordando propostas para solucionar ou atenuar um grande problema da pecuária brasileira.

Trata-se da palhada que sobra da colheita de sementes de capim, que chega a 2,8 milhões de toneladas por ano. Na maioria das vezes esse material é queimado, causando forte poluição atmosférica nas regiões produtoras e, às vezes, queimadas acidentais de áreas próximas.

O uso da palhada para alimentação de bovinos é limitado, devido à sua baixa qualidade nutricional, com reduzido teor de proteína e baixa digestibilidade. Para que a produção de sementes se torne sustentável e com menor impacto ambiental, é necessário encontrar formas de uso da palhada, economica e tecnicamente viáveis.

Entre essas utilizações, destacam-se, além da alimentação de ruminantes, cama para aviários (no chão dos galpões), produção de compostos orgânicos e uso no plantio direto. Grande ênfase foi dada ao potencial de uso como fonte de energia. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Pecuária Sudeste.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.