CI

Lucas (MT) deve manter liderança em milho safrinha

Este ano o município espera colher, aproximadamente, 600 mil toneladas


Mesmo com o aumento no cultivo em vários municípios da região, Lucas do Rio Verde (MT) deve se manter na liderança na produção do milho safrinha. A alta produtividade obtida com o plantio precoce faz com que produtores se destaquem no cenário nacional. A avaliação é da secretária de Agricultura, Luciane Copetti.

Este ano o município espera colher, aproximadamente, 600 mil toneladas. “Os produtores costumam prever o tempo das chuvas e plantam mais cedo, assim que vai colhendo a soja em janeiro”, explicou. A área destinada a cultura foi de 160 mil hectares. No ano passado chegou a cerca de 140 mil.

A expectativa de uma boa comercialização, impulsionada pela necessidade do grão no mercado mundial, como matéria-prima para vários produtos, também motivou o setor a investir na safrinha. Somente em janeiro, de acordo com dados da balança comercial brasileira, foram exportados 20.348.495 quilos de milho em grão, 10% mais que no ano passado. Os dois compradores da produção luverdense foram Espanha (72%) e Irã (27%).

A colheita só deve começar em maio e muitos produtores estão em alerta ao clima nos próximos meses. A estiagem nos últimos dias já tem afetado algumas plantações, que precisam de água para formação das espigas. Outra preocupação é com a armazenagem do grão. Alguns armazéns acreditam que não comportarão a produção deste ano.

Uma empresa informou que ampliou a capacidade de 87 mil para 170 mil toneladas e espera atender os produtores que não conseguiram depositar sua produção. A colheita da soja está encerrando no município, com cerca de 95% das lavouras colhidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.