Lucas (MT) é o maior município produtor de soja transgênica no Nortão

Agronegócio

Lucas (MT) é o maior município produtor de soja transgênica no Nortão

Por:
1 acessos

Lucas do Rio Verde é o município que tem a maior área plantada de soja transgênica na safra 2004/05 no Nortão do Mato Grosso. De acordo com informações prestadas ao Só Notícias pelo agrônomo Luiz Henrique Gonçalves Pires, da Delegacia Federal da Agricultura (DFA), o município vai plantar 2.925 hectares da espécie modificada.

O relatório informa que os produtores fizeram a declaração de plantio, conhecida como Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta (TCRAC) para sete propriedades. A menor área de soja transgênica em Lucas do Rio Verde será de 85 hectares e a maior é de 1 mil hectares.

Entre os 22 municípios onde a soja transgênica vai ser cultivada, 6 são da região Norte: Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Vera e Tapurah. O maior município produtor de soja do Brasil, Sorriso, terá uma área de 1.797 hectares plantados, perdendo para Lucas e para o pequeno município de Tapurah, que terá duas áreas de plantação de transgênicas: uma de 1.080 hectares e outra de 420 hectares.

No Estado do Mato Grosso, Pedra Preta é o município onde vai ser cultivada a maior área declarada de soja geneticamente modificada: 6,2 mil hectares. O segundo município com maior área de plantio de soja transgênica é Alto Garças, com 6,08 mil hectares declarados, seguido de Alto Taquari (4,6 mil hectares).

Este ano, um maior número de produtores decidiu plantar soja transgênica porque o governo federal autorizou o plantio desde que os agricultores fizessem o comunicado dentro do prazo, que expirou no dia 31 de janeiro. Com a autorização para o plantio da soja geneticamente modificada, os produtores deverão sair da clandestinidade e produzir soja para consumo, podendo multiplicar sementes para plantio próprio.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink