Lucas do Rio Verde: Fim da colheita da soja com produção abaixo do esperado
CI
Agronegócio

Lucas do Rio Verde: Fim da colheita da soja com produção abaixo do esperado

Área destinada para a cultura, segundo o presidente, foi de aproximadamente 240 mil ha
Por:
A colheita da safra de soja já foi finalizada em Lucas do Rio Verde e a produtividade ficou abaixo das expectativas, segundo análise do presidente do Sindicato Rural, Júlio Simpak. "A nossa previsão inicial era de colher aproximadamente 58 sacas por hectare, porém, no final percebemos que essa média reduziu para no máximo 48 sacas”, explicou, ao Só Notícias/Agronotícias.


O clima foi o principal fator que resultou na quebra acentuada de produtividade, segundo Simpak. “No inicio do plantio da soja precoce tivemos problemas com veranico e já na colheita tivemos problemas com o excesso de chuvas em janeiro, ou seja, perdemos duas vezes. Já na soja de ciclo mais longo, tivemos muitos ataques de pragas, principalmente a mosca branca, o que impactou de forma decisiva na produtividade”, pontuou.


A área destinada para a cultura, segundo o presidente, foi de aproximadamente 240 mil hectares. Não foi apenas em Lucas do Rio Verde que produtores reclamaram de quebras. Segundo análise divulgada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a redução de produtividade na safra de soja atinge entre 8 a 12 sacas por hectare, como é o caso em Primavera do Leste. "Nós esperávamos 60 sacas por hectare no município, mas a média foi de 50 sacas”, contou o delegado da Aprosoja de Primavera, Fernando Cadore.


Colheita
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita da soja em Mato Grosso atingiu, até a semana passada, 85,2% da área estimada em 7,8 milhões de hectares.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.