CI

Lucas Legal é modelo de sustentabilidade na produção

Programa foi apresentado durante a Rio +20


Programa foi apresentado durante a Rio +20

Todas as 840 propriedades rurais do município de Lucas do Rio Verde, a 360 quilômetros de Cuiabá, já recuperaram as Áreas de Preservação Permanente (APP). A preocupação ambiental ganhou força em 2007 com a criação do "Lucas Legal". O programa visa tornar a cidade como a primeira a ter todas as áreas privadas regularizadas do ponto de vista do Código Florestal. O caso foi um dos exemplos apresentados durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente da cidade, Edu Pascoski, explica que a iniciativa deve motivar os produtores de outros estados e países para se preocuparem mais com o meio ambiente. Ele lembra que na implantação do programa houve resistência dos produtores que desconheciam o objetivo do projeto. "Fizemos georreferenciamento em todas as propriedades, além de encontros para explicar como funcionava o Lucas Legal".
De acordo com Pascoski, os produtores de Lucas de Rio Verde atualmente aguardam as novas regras da Reserva Legal (RL) para se regularizarem. O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro, afirma também que o programa é um exemplo de como o agricultor mato-grossense tem conseguido produzir com respeito ao meio ambiente.

"O município de Lucas do Rio Verde é um exemplo entre vários outros municípios mato-grossenses que tiveram o agronegócio, em especial a soja, como fator de desenvolvimento e integração. Teremos a oportunidade de apresentar isto durante a Rio+20 e mostrar que Mato Grosso consegue produzir alimentos com sustentabilidade", destacou Carlos Fávaro. Além da prefeitura e produtores da região o Lucas Legal é desenvolvido com apoio da ONG norte-americana The Nature Conservancy (TNC).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.