CI

Luciano Roppa detalha motivos e soluções para a crise na suinocultura

O especialista detalhou os fatores que conduzem o setor a crise que assola, especialmente, os produtores do Sul do País


O consultor Luciano Roppa, da Roppa Consulting, palestrou sob o tema “Mercado mundiald e carnes: riscos e oportunidades para o Brasil e a América Latina” no VI Fórum Internacional de Suinocultura, durante a PorkExpo 2012, na manhã dessa quarta-feira (dia 26), no Expo Unimed, em Curitiba, Paraná.


O especialista detalhou os fatores que conduzem o setor a crise que assola, especialmente, os produtores do Sul do País enquanto, em Minas Gerais e no Centro Oeste, ainda há lucro na produção pela proximidade à grande colheita de grãos na safra atual.

“De São Paulo para o Sul do País, os produtores amargam prejuízos de até R$ 0,50 por quilo de suíno vivo. Já em Minas Gerais e no Centro Oeste, ainda, há lucro de até R$ 0,50. Esse é um quadro frequente nos últimos 10 anos e vai exigir grande dedicação no aumento da eficiência produtiva”, pontuou.

Roppa, no entanto, apresentou um cenário de aumento no consumo mundial de carne suína nos próximos 10 anos. “Até 2021, haverá um incremento de 34,3% na importação de carne suína pelos países asiáticos. Mesmo com um aumento expressivo na produção no continente, eles serão ainda mais dependentes da importação de países como o Brasil, que deve ampliar a produção em 15%”, explicou.


Para atender este quadro, o consultor enumera os pontos cada vez mais fundamentais daqui para o futuro. “O futuro pertence ao criador eficiente, que tem condições de produzir com rendimento e qualidade previsível, no menor custo. Os produtores independentes terão que formar alianças para obter economia de escala ou preencher nichos de mercado”, orientou.

O painel “A produção de carne suína e os novos desafios do mercado consumidor: Lições, tendências e oportunidades”, na manhã dessa quarta-feira, ainda contou com a apresentação do especialista Osler Desouzart.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.