Lucro da soja despenca em fevereiro no Brasil

MERCADO FÍSICO

Lucro da soja despenca em fevereiro no Brasil

Os ganhos da soja brasileira fecharam o mês de fevereiro com 0,29%, depois de ter atingido 3,78%
Por: -Leonardo Gottems
485 acessos

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a quinta-feira (28.02) com preços médios da soja caindo 00,65% nos preços sobre rodas nos portos, para R$ 77,36/saca e de 0,59% nos preços médios do interior, para R$ 72,46/saca.

No mês, as cotações de Chicago caíram 1,61% e o dólar subiu 2,58% e os prêmios acabaram inalterados, depois de terem subido 40%. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, a queda de 0,72% em Chicago anulou a alta de 0,60% do Dólar.

“Além disso, com a retração dos vendedores os mercados praticamente não andaram. Os ganhos da soja brasileira fecharam o mês de fevereiro com 0,29%, depois de ter atingido 3,78%, devido ao declínio ocorrido nos cinco últimos dias úteis”, aponta o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco.

FUNDAMENTOS

Com 42% da área já colhida, os relatos são de prejuízos nas áreas de cultivo de variedade precoces no Paraná, que pegaram um período de estresse hídrico no final do ano passado, bem na época do plantio. A produtividade média no estado este ano deve ser de 3 mil kg/hectare, segundo o Deral. Ano passado, a média foi de 3,6 mil kg/ha.

“O que a gente vê é que a perda foi grande e generalizada, pois a falta de chuva prosseguiu e a perda de produtividade passou para regiões do Norte do Paraná. E não foram só os plantios mais adiantados que foram prejudicados, mas também as áreas plantadas depois da metade de setembro”, analisa a engenheira agrônoma da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) Ana Paula Kowalski.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink